domingo, 2 de abril de 2017

São Luís. Movimentos Sociais neste dia 31 de março, realizaram diversos atos preparatórios para a greve geral de 28 de abril.

De camiseta branca Adriana Oliveira presidente da CUT-MA, ladeada por militantes sindicais.
Por Chico Barros.
Conforme informes repassado pela Adriana Oliveira, Presidente da CUT-MA. Na sexta-feira pela manhã, foram realizadas diversas assembleias de trabalhadores em seus locais de trabalhos, Eletronorte, Caema, etc.


“Todas estas plenárias visam a conscientização da classe trabalhadora para participarem das atividades do Abril Vermelho, onde segundo Adriana “o Brasil inteiro terá atos diariamente em todos Estados e Municípios onde se tenha uma entidade que represente a classe trabalhadora, ali haverá atos em defesa dos direitos dos trabalhadores”.


O Abril Vermelho está sendo planejado por todos os movimentos sociais brasileiros organizados, da cidade e do campo, independente de corrente ideológica.


Adriana considerou o movimento realizado hoje na Praça Deodoro como o “ponta pé inicial”, uma movimentação excelente, que superou as expectativas, o publico que passava pela praça Deodoro recebiam nosso material informativo e liam não descartavam, e o curioso muitas pessoas pediram mais material para levarem pra casa a passarem para seus demais familiares, acreditamos que as pessoas estão buscando mais informações sobre a terceirização do trabalho e a reforma da previdência.” Importante destacar que todo o material impresso foi distribuído.


Outra surpresa agradável para a coordenação foi a adesão de novas pessoas, que espontaneamente vieram somar a nossa luta em defesa das conquistas sociais da classe trabalhadora e contra a retirada de direitos, perpetrado pelo governo ilegítimo de Michel Temer do PMDB.


Tivemos um grande grupo de estudantes universitárias (pertencentes ao lESF – Instituto de Ensino Superior Francisco do Maiobão).     São acadêmicas do 6° período do curso de Serviço Social que pela primeira vez, de forma organizada vieram participar desta luta social, em defesa da democracia e pela manutenção dos direitos da classe trabalhadora. Conversamos rapidamente com a acadêmica Shirlene Shelly N. Cunha que considerou “a sua participação como positiva, pois a turma se reuniu e decidiu se juntarem a luta da sociedade contra a retirada dos direitos da classe trabalhadora”.

Foto - militante social Saulo Carneiro, veio de Cururupu participar do evento na Praça Deodoro.

O movimento sindical se fez presente com sindicalizados do SINTSPREV, e outros filiados a CUT. Integrantes do movimento cultural se fizeram presentes, trazendo bastante animação ao evento.

Foto - Arquivo Chico Barros.


Merecendo igual destaque o movimento negro do PDT, que veio vestido a caráter. Acadêmicos do Curso de Ciências Sociais da UFMA como João Petrus, Francisco Barros, etc...


Militantes sociais, como o servidor publico estadual Saulo Carneiro de Oliveira, que veio de Cururupu participar do evento na Praça Deodoro.



Além dos segmentos sociais já citados, destacamos nossos parceiros de todas as lutas e todas as horas, a garotada consciente do seu papel político, que compõem o levante da juventude Maranhão.



Conversamos com Camila Carvalho que informou que o pessoal do levante da juventude é aliado de primeira hora da frente brasil popular. Desde 2013, o “Levante Popular da Juventude“ usando do Escrache, somos contra o golpe e defendemos o Fora Temer e eleição direta imediata para Presidente, além de uma nova constituinte. Estamos na luta contra a retirada de direitos da classe trabalhadora.



Desenvolvemos a conscientização da juventude em rodas de conversa, com atividades sociais, o Levante da Juventude mantem uma página no facebook (https://www.facebook.com/ levantema/?fref=ts). 

Todas as fotos são do arquivo de Chico Barros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário