quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Será realizado nos dias 24 e 25 de outubro o I Seminário “Comunicação e Poder no Maranhão”.

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

O evento será realizado por onze organizações (veja banner acima), além de vários apoiadores, contando com três mesas de debate, uma oficina, sorteio de livros, exposição fotográfica, exibição de filmes e esquete teatral.
Os debatedores são do Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo, entre integrantes do movimento indígena, quilombola, das quebradeiras de coco e sindical; além de professores, pesquisadores, comunicadores populares e jornalistas.
Os temas das mesas serão:

1 - “Mídia empresarial, concentração de poder, patrocínio governamental e cooptação da imprensa”.
2 - “Participação social, orçamento público e democratização da comunicação”.
3 - Os desafios de uma comunicação popular.
A oficina será realizada por integrantes do Coletivo Pavio (São Paulo). Ela será voltada para vídeos reportagens (inclusive com o uso do celular), utilizando teorias e técnicas do cinema popular, do jornalismo de guerrilha e do documentário; com o objetivo de fortalecer o surgimento de novas/os comunicadoras/os populares, ajudando a desconstruir a figura vertical do comunicador, propondo a ação audiovisual como ferramenta de mobilização e transformação social.

A participação no evento é gratuita e o acesso é livre. Para os que desejam certificado haverá inscrições (também gratuita) on-line, pelo endereço https://goo.gl/forms/FPIv2xG2Q69RshKt2 ou na sede da Apruma, na Área de Vivência, no Campus do Bacanga. 

Haverá também inscrição para monitores pelo fone (98) 984-08-85-80. As vagas para monitores serão limitadas.
Os organizadores do I Seminário “Comunicação e poder no Maranhão” são Jornal Vias de Fato, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço-MA), Coletivo Nódoa, Teia de Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão, CSP-Conlutas, Sindicato dos Bancários, Blog Buliçoso, Movimento de Defesa da Ilha de São Luís, Carabina Filmes, Casa 161 (residência artística), além da Apruma; a entidade que representa os professores da Universidade Federal do Maranhão e que estará também assinando os certificados.
Entre os apoiadores está o Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação (OBEEC/UFMA), além de pastorais sociais, grupos de estudos universitários, defensores dos direitos humanos, coletivos, movimentos e sindicatos.
Esse evento terá o apoio pedagógico do Núcleo Piratininga de Comunicação e da Sociedade Maranhense de Mídia Alternativa e Educação Popular Mutuca; encerrando com uma festa de Reggae no Odeon (Centro Histórico), organizada pela Casa 161.
Participe! Venha ver, ouvir e falar sobre comunicação e poder no Maranhão...
Participe! Venha ver, ouvir e falar sobre comunicação e poder no Maranhão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário