quarta-feira, 2 de maio de 2018

Deputado denuncia deficiências no campus da UFMA em Codó e cobra providências.

Resultado de imagem para ufma

As precárias condições de funcionamento do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no município de Codó, foram denunciadas, nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa, pelo deputado César Pires (PV). 

Após visitar o local atendendo à solicitação dos alunos, o parlamentar relatou que falta estrutura física e pedagógica adequada para o pleno desenvolvimento dos cursos universitários.


“Tenho uma vida de luta dedicada à educação e, por isso, sou extremamente demandado quando há algum problema no sistema educacional. Convidado a participar de uma reunião com os alunos, fiquei perplexo com o que vi. Como codoense e professor, relato, com muita tristeza, que o Campus da UFMA de Codó está agonizando e é necessário tomar medidas urgentes para não destruir os sonhos de tantos jovens”, declarou César Pires.


Ele relatou que os cursos da UFMA em Codó, inclusive o de Pedagogia, não têm professor de Libras, o que inviabiliza a inclusão de alunos surdos. Falta também outros professores, sobretudo de física, na estrutura do quadro docente daquele campus. “É lamentável que uma estrutura gigantesca como a de Codó funcione apenas em dois turnos e fique totalmente ociosa à noite”, ressaltou.

César Pires acrescentou que, embora seja de extrema relevância, as deficiências pedagógicas não são o único problema no campus de Codó. Segundo ele, dos 30 microscópios disponíveis no laboratório, que já são poucos em relação à demanda, só quatro estão funcionando de forma precária. O telhado necessita de reforma e os corredores ficam às escuras por não haver a reposição das lâmpadas.

“Há inércia, negligência e ineficácia de gestão. Em decorrência disso, um grande contingente de alunos clama, reclama e apela para a administração central da UFMA em São Luís, onde devem nascer, ser criadas e acionadas todas as ações, e não virar as costas para o campus de Codó”, enfatizou César Pires.

Ele finalizou propondo que a reitora da UFMA, Nair Portela, visite Codó para que possa ver, in loco, a fragilidade daquele campus universitário: “Enquanto alguns anunciam a implantação do curso de Medicina em nossa cidade, o que vejo ali é uma estrutura física destruída e a ausência de professores. Mas não podemos deixar morrer aquele sonho do povo codoense”.

Nota do blogueiro. Segundo relatos de discentes do curso de Letras Libras do Campus UFMA/Bacanga, emSão Luís também está faltando interpretes, situação que vem prejudicando os alunos surdos matriculados no respectivo curso.

Assecom / Dep. César Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário