quarta-feira, 11 de julho de 2018

NAVISLU em parceria com o CVV iniciará suas atividades através do número 188 e com atendimento presencial em São Luís/MA.

Presidente da NAVISLU: Jonatan Silva Coutinho
Na noite de ontem (10/07) no auditório da biblioteca setorial do CCH na UFMA do campus do Bacanga, foi realizado uma reunião do CVV (Centro de Valorização da Vida), onde foi apresentada a sociedade ludovicense a NAVISLU – Núcleo de Apoio a Vida de São Luís. Que é a associação civil mantenedora do Posto de atendimento do CVV na Cidade de São Luís. 

Palestrante José Ribamar Cardoso e o Presidente da NAVISLU: Jonatan Silva Coutinho;
A referida associação terá como Presidente: Jonatan Silva Coutinho; Vice-presidente: Manoel Alves de Freitas; 1° Secretária: Elinalva Alves Lima; 2° Secretária: Rouseanlys Monteiro Pereira Coutinho; 1° Tesoureira: Melissa Costa Claudino Silva; 2° Tesoureiro: Temistocles da Silva Pereira. Conselho Fiscal; Joseildes Oliveira Alves.

Prof. de Psicologia da UFMA Dr. Jean integrante da NAVISLU.
Com o propósito de apresentar sua metodologia de trabalho e ao mesmo tempo fazer a sensibilização dos presentes para comporem o corpo de voluntários do CVV em São Luís/MA.

Palestrante José Ribamar Cardoso do CVV de Bacabal/MA.
Reiterou-se o convite aos presentes a participarem da primeira turma de voluntários a ser capacitada em nossa cidade, o palestrante José Ribamar Cardoso que veio de Bacabal, primeira cidade a ter o “disk 188”, funcionando no Maranhão.

Foto - slide apresentado por José Ribamar Cardoso 
Foi divulgado que “qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ser um colaborador voluntário do CVV, bastando ter disponibilidade a conversar e ouvir quem procurar o atendimento pelo disk 188, sendo exigido sigilo e anonimato.” O treinamento para colaborador voluntario do CVV dura em média 32 horas. Importante destacar que também haverá atendimento presencial numa sala do quartel localizado Parque do Bom Menino no Centro da capital, espaço gentilmente cedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Foto - Assessora Jurídica da NAVISLU Dra. Carolina Rodrigues Silva Farias.
O palestrante enfatizou na sua fala, os princípios da escuta não diretiva de Carl Rogers. “Quando percebem que foram profundamente ouvidas, as pessoas quase sempre ficam com os olhos marejados. Acho que na verdade trata-se de chorar de alegria. É como se estivessem dizendo: Graças a Deus, alguém me ouviu. Há alguém que sabe o que significa estar na minha própria pele.”

Pessoas presentes a palestra na UFMA.
Segundo dados apresentados pelo palestrante, no mundo se registra um suicídio a cada 42 segundos, entre os países com maior taxa de suicídios o Brasil ocupa o oitavo lugar, com uma média de 5 a 9 suicídios para cada 100.000 habitantes,  se registra uma média de 32 suicídios por dia, 960 suicídios por mês, e 11.520 suicídios por ano. Somente no ano de 2016 foram registrados 269 suicidios no Estado do Maranhão.

Pessoas presentes a palestra na UFMA.
Foi informado aos presentes que atualmente circulam na Assembleia Legislativa dois projetos de leis de autoria do deputado Wellington do Curso, o PLO n° 177/2018. “Dispõe sobre a Implantação de Programa Contra a Depressão Infantil e na Adolescência nas Unidades de Saúde do Estado do Maranhão e dá outras providencias”. E o PLO n° 223/2017. “Dispõe sobre a inclusão no calendário oficial do Estado do Maranhão, da Semana Estadual de Prevenção ao Suicídio”.
Pessoas presentes a palestra na UFMA.
Texto - Francisco Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário