quarta-feira, 1 de agosto de 2018

ENCCLA realiza coleta de Propostas para a elaboração do Plano Nacional de Combate a Corrupção em São Luís/MA.


Ontem (31/07) foi realizado no Auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça, na avenida Professor Carlos Cunha, no Jaracati, uma audiência pública regional, visando colher propostas para a elaboração do Plano Nacional de Combate a Corrupção.

A referida audiência pública foi realizada pela ENCCLA[1] (Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), sendo o referido evento divido em três eixos: prevenção, detecção e punição. Após a apresentação da metodologia, ocorreu a divisão dos presentes entre os três grupos de trabalhos propostos.

Foi repassado aos presentes que esta era a quarta audiência publica a ser realizada - antes já haviam ocorrido em Belém, Brasília e Curitiba, sendo repassado, aos presentes, uma lista das propostas apresentadas até agora das reuniões anteriores, destacando-se: a criação do Fundo Nacional de Combate a Corrupção, a criação de um Banco de Dados sobre o Combate a Corrupção e a proposta de criminalização de bens de origem ilícitas.

No evento, estavam presentes representantes da Sociedade Civil, ligados ao movimento quilombola, na defesa do meio Ambiente e na defesa dos povos tradicionais, além da assessoria do deputado Wellington do Curso.

Acontece, porém, que estando vinculada ao eixo de prevenção, a assessoria do deputado Wellington do Curso encaminhou quatro propostas:

A primeira foi sobre a necessidade de publicização da Lei n° 10.745, de 12 de dezembro de 2017, que institui a “Semana Estadual de Combate a Corrupção”, propôs-se a realização de inúmeros eventos na rede escolar e junto a sociedade civil, esclarecendo sobre a necessidade do combate a corrupção.

A segunda proposta abordou a necessidade da contratação de seguro garantia nas obras, projetos e serviços contratados pelos órgãos da administração direta e indireta, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista, conforme prevê o Projeto de Lei n° 141/2017.
A terceira proposta foi sobre a “Instituição do Sistema de Monitoramento e de Avaliação de Políticas Públicas do Estado do Maranhão” conforme o projeto de lei n° 163/2018 de autoria do deputado Wellington do Curso.

A quarta proposta estabelece a obrigatoriedade de divulgação na internet e da fixação em obra pública paralisada de placa contendo exposição dos motivos da interrupção, projeto de lei n° 169/2018, tratando do referido assunto já tramita na Assembleia Legislativa.

Ao final do evento, foram encaminhadas 38 propostas para a elaboração do Plano Nacional de Combate a Corrupção, sendo até o presente momento a maior quantidade de propostas apresentadas.



O que é a ENCCLA?[2]
A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro é a principal rede de articulação para o arranjo e discussões em conjunto com uma diversidade de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal e estadual e, em alguns casos, municipal, bem como do Ministério Público de diferentes esferas, e para a formulação de políticas públicas voltadas ao combate àqueles crimes.

O trabalho é concretizado nas chamadas Ações, que são elaboradas e pactuadas anualmente pelos membros da ENCCLA. Para cada uma delas, cria-se um grupo de trabalho composto por vários órgãos e instituições, que se reunirão durante o ano para desenvolver um ou mais produtos definidos como resultado para a Ação.

Saiba mais sobre a Ação 01/2018: Em 2018, a ENCCLA executa 11 Ações, dentre elas a Ação 01/2018, proposta pelo Ministério Público Federal e aprovada na XV Reunião Plenária, que irá elaborar e aprovar o Plano Nacional de Combate à Corrupção. Para a construção do Plano, ouvir a sociedade é um passo fundamental. Ao final do ano, em novembro, o Plano será apresentado para aprovação na XVI Reunião Plenária da ENCCLA.

Atenção - Qualquer cidadão, até o dia 20 de agosto de 2018, pode enviar sua proposta para a elaboração do Plano Nacional de Combate à Corrupção, através do link: http://enccla.camara. leg.br/noticias/encaminhamento-de-propostas-para-o-plano-nacional-de-combate-a-corrupcão.

Leia mais: Evento público regional do Enccla é realizado no MPMA -  https://www.mpma.mp.br/index.php/lista-de-noticias-gerais/11/14688



Nenhum comentário:

Postar um comentário