quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Rodovia BR-308, sonho adiado indefinidamente.


A Superintendência do DNIT nos Estados do Pará e Amapá, através do Presidente da Comissão de Licitação Sr. ANTÔNIO FERNANDO GUANABARINO DE SOUZA, publicou no Diário Oficial da União do ultimo dia 11 de novembro de 2010. AVISO DE SUSPENSÃO DA  CONCORRÊNCIA Nº 442/2010, publicada no DOU em 01/10/2010.

A Referida Licitação tinha como Objeto a Execução das Obras de Implantação e Pavimentação na Rodovia BR-308/PA: Trecho compreendendo o Entrocamento da BR-010 a BR-316 indo de Belém até a Ponte sobre o Rio gurupi em Carutapera, divisa com o Estado do Maranhão.

LOTE 01:_Sub-trecho: Entr. BR-316(B)/PA-124/242 (Capanema) - Rio Piriá, Seg: Km 203,27 -Km 239,27, Ext: 36,00 km; e

LOTE 2: Sub-trecho: Entr. PA-462 (Vila Patal) - Viseu, Seg: Km 239,27 - Km 318,90, Ext: 79,63 km.

Os dois lotes estavam orçados em R$ 147.747.642,05 (Cento e Quarenta e Milhões Setecentos e Quarenta e Sete Mil Seiscentos e Quarenta e Dois Reais e Cinco Centavos). 

No mesmo Diário Oficial da União que publicou a suspensão da referida Licitação de construção da BR 308, o DNIT fez a publicação do aviso de reabertura de prazo de licitação para execução de obras de revitalização (Recuperação, Restauração e Manutenção) sendo que o pior trecho da BR 308 no lado do Pará e contemplado no lote 09: BR 308/PA Km 150,70 até o Km 203,50.

O que nos leva a crer que enquanto não houver uma ação conjunta das Bancadas Federais dos dois Estados esta referida Rodovia Federal que já existe de direito (Lei Federal Nº 9.830 de 02 de setembro de 1999), mas não de fato, continuará a ser um Sonho das populações litorâneas residentes nos dois Estados.

Agora compreendi por que na proposta da L.O.A/2011, tramitando no Congresso Nacional,  não constava nenhuma emenda orçamentária da Bancada Maranhense contemplando a Rodovia BR-308, com certeza já tinham conhecimento de que a referida Obra seria postergada “ad infinitum”. 

Saem Perdendo todos aqueles que necessitam desta rodovia pra se locomoverem, tanto no Lado Paraense como a população Maranhense.

Veja abaixo um dos inumeros trechos esburacados da rodovia br-308 entre os municípios maranhense de carutapera e godofredo viana.








segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brasil e Argentina Reconhecem o Estado Palestino com Fronteiras de 1967.


 

Tenho eu, assim como a grande maioria do povo Brasileiro, a impressão de que o Presidente Lula está correndo contra o tempo no seu desejo de deixar as gavetas limpas, com o mínimo de desgaste político para a Presidente  Dilma nos seus primeiros noventa dias de governo. Creio que confiando na sua altíssima taxa de aprovação popular estando acima de 80% (Oitenta por cento) segundo afirmam os institutos de pesquisas,  nosso Presidente chama pra sua responsabilidade todo assunto pendente que possa causar desgaste político no inicio de gestão de sua Sucessora. 

E olha que os assuntos complexos não são poucos: A conclusão da Investigação sobre o Banqueiro Daniel Dantas. A definição da Compra dos novos Aviões de Caças para a FAB, a extradição do Italiano Césare Battisti, e o reconhecimento do Estado Palestino com as Fronteiras de 1967, foi um compromisso assumido quando de sua estada no Oriente Médio.   

Então para  alegria do Povo Palestino, que esperam um efeito em cascata na América Latina o Brasil, através do Presidente Lula reconheceu o Estado Palestino com as Fronteiras de 1967. Conforme Matérias abaixo citadas e pelo menos um certeza  a Argentina seguindo a nossa decisão também reconheceu o Estado Palestino.

Notícia publicada no Site DEFESANET: Brasil reconhece Estado Palestino com fronteiras de 67 - 03 dezembro 2010.

O Itamaraty divulgou nesta sexta-feira carta em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz "reconhecer o Estado Palestino nas fronteiras de 1967", em resposta a pedido do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Segundo o ministério, Abbas mandou uma carta a Lula em 24 de novembro, solicitando o reconhecimento brasileiro de um Estado que inclua os territórios palestinos ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias (1967).
Lula, que em seu mandato fez esforço para envolver-se nas negociações de paz no Oriente Médio, respondeu a Abbas que "o reconhecimento do Estado palestino é parte da convicção brasileira de que um processo negociador que resulte em dois Estados convivendo pacificamente e em segurança é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio. (...) O Brasil estará sempre pronto a ajudar no que for necessário".
Segundo o comunicado do Itamaraty, "a iniciativa é coerente com a disposição histórica do Brasil de contribuir para o processo de paz entre Israel e Palestina" e reitera apoio à solução de dois Estados para dois povos.
Lula escreveu a Abbas que considerava sua solicitação "justa", ressaltando que "o entendimento do governo brasileiro é de que somente o diálogo e a convivência pacífica com os vizinhos farão avançar verdadeiramente a causa palestina".
Segundo o Itamaraty, o anúncio não prejudicará as relações com Israel, "que nunca foram tão robustas". Em março, Lula fez a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro a Israel, retribuindo visita de seu par israelense, Shimon Peres.


Já na tarde de hoje dia, 6 de dezembro de 2010 chegou a noticia de que a Argentina também reconhece o Estado Palestino conforme noticia o  “Blog os amigos do Presidente Lula”, cuja matéria esta abaixo.

 

Argentina também reconhece Estado palestino em fronteiras de 1967.

Palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado independente Três dias após o Brasil reconhecer o Estado palestino dentro das fronteiras existentes antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967, a Argentina também tomou a mesma decisão.
O reconhecimento foi feito em uma carta pessoal da presidente argentina, Cristina Kirchner, ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, informou o chefe da diplomacia argentina, Héctor Timerman.
A medida atende a um pedido feito pelo presidente palestino durante visita a Buenos Aires no ano passado.
"O governo argentino compartilha com seus sócios do Mercosul, Brasil e Uruguai, que chegou o momento de reconhecer a Palestina como um Estado livre e independente", disse Timerman a jornalistas.
"Valorizamos altamente a decisão argentina de reconhecer o Estado palestino com suas fronteiras de 4 de junho de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital, porque esta atitude coloca em pé de igualdade as partes envolvidas no conflito", disse em nota o embaixador palestino na Argentina, Walid Muaqqat.
A chancelaria argentina disse que o reconhecimento é parte de sua postura tradicional de defender "o direito do povo palestino em constituir um Estado independente, assim como o direito do Estado de Israel de viver em paz junto aos seus vizinhos, dentro de fronteiras seguras e internacionalmente reconhecidas".
A Argentina indicou que seu reconhecimento se soma a mais de cem Estados e é reflexo do crescente consenso da comunidade internacional sobre o status da Palestina "assim como o interesse generalizado para que aconteçam avanços decisivos no processo de paz".
Em 1967, após a Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou a região oriental de Jerusalém, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza - territórios agora reconhecidos pelo governo argentino como parte do Estado palestino, mas Israel considera a cidade como sua capital eterna e indivisível. (Da Agência Reuters)

Palpite sobre o FX-2 "Compra dos Caças"..


Marcou-se para hoje o provável encerramento da “novela denominada FX-2” ou em português claro, a conclusão em definitivo da compra de 36 (trinta e seis) Caças de Combate para a Força Aérea Brasileira, sabemos que o brasileiro é palpiteiro por natureza, então como leigo quero aqui apresentar o meu palpite.  Com o Mundo sendo sacudido pelas revelações diplomáticas dos Estados Unidos, nós pobres mortais, estamos tendo a oportunidade rara de vermos como é conduzido o processo decisório mundial. E após ler inúmeros artigos, algumas me chamaram a atenção, vejamos:

1 - Quando o Ministro da  Defesa Nelson Jobim foi aos Estados Unidos quem o acompanhou foi o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Saito.

2 – Segundo “WikiLeaks” o comandante saito sempre foi simpatizante dos aviões Norte-americanos.

3 – Ainda segundo “WikiLeaks” nos Aviões Franceses existem componentes (sistema de mira de tiros)  produzidos pela industria Norte-americana, logo o Franceses mentiram para o Presidente Lula neste quesito.

4 - Existe uma concorrência para a compra de mais de 220 aviões militares similares ao Super-tucano. O Brasil comprando os Caças Norte-americanos estaria dando uma grande contribuição para a Embraer na possível venda dos aviões brasileiros.

5 – A França abandonou o Brasil na questão do apoio ao Irã.

6 – A França já está participando do Projeto de construção do Submarino Nuclear Brasileiro.

7 – Recentemente um Avião Rafale caiu no Oceano Indico por pane seca.

8 – Nenhum País do Mundo ainda quis comprar o Avião Francês, devido seu preço proibitivo.

Acredito que teremos uma grata surpresa creio eu, o vencedor desta disputa será o azarão da disputa o Avião Boeing F/A-18E/F Super Hornet, pois o mesmo é o avião deste modelo mais vendido no mundo e os Estados Unidos assumiram o compromisso de transferir tecnologia do mesmo para Embraer e o fechamento de parceria estratégica para projetos futuros.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Pará vai fazer sua parte da Rodovia BR 308, como fica o lado Maranhense?



 
Há mais de 40 anos que a população da Costa Norte banhada pelo Oceano Atlântico, que liga os Estados do Maranhão e do Pará, sonha com a construção de uma Rodovia Federal interligando por terra estes dois Estados. De 1999 pra cá este sonho começou a se tornar realidade graças a persistência de políticos Paraenses, como o Deputado Federal Gerson Peres que através de Lei nº 9.830 de 02 de setembro de 1999 de sua autoria, deu embasamento legal para a concretização do mesmo, conseguindo federalizar, o trajeto das Rodovias Estaduais que passaram a formar a nova Rodovia Federal BR 308, conforme Lei transcrita abaixo:
LEI No 9.830, DE 2 DE SETEMBRO DE 1999.
Altera a Lei no 5.917, de 10 de setembro de 1973, para incluir a ligação rodoviária Bragança (PA) - Itaúna (MA) na Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Federal.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Inclua-se no item 2.2.2 - Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Federal, integrante do Anexo do Plano Nacional de Viação, aprovado pela Lei 5.917, de 10 de setembro de 1973, o seguinte trecho rodoviário:
"2.2.2 - Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Federal
.....................................................................................................
BR
Pontos de Passagem
Unidades da Federação
Extensão (km)
Superposição
BR
Km

Belém - Capanema - Bragança - Vizeu - Carutapera - Turiaçu - Madragoa - Cururupu - Mirinzal - Joaquim Antônio - Bequimao - Entronc. MA - 106 - Itaúna.
PA-MA
644
316
199
......................................................................................................................"
Parágrafo único. Integram esta Lei as informações sobre as características físicas do trecho rodoviário e o mapa de localização constantes do Anexo.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 2 de setembro de 1999; 178o da Independência e 111o da República.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Eliseu Padilha
Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 3.9.1999

Seguindo critérios traçados pelos técnicos do DNIT a referida Rodovia terá o seguinte traçado: No Estado Pará.

Rodovia BR 308 no Estado do Pará.

ENTR BR-010(A)/316(A) (2º UNIT BELÉM)  -  ACESSO ALÇA VIÁRIA
ACESSO ALÇA VIÁRIA  -  ENTR PA-404 (P/BENFICA)
ENTR PA-404 (P/BENFICA)  -  ENTR PA-406 (CANUTAMA)
ENTR PA-406 (CANUTAMA)  -  ENTR PA-391 (P/BENEVIDES)
ENTR PA-391 (P/BENEVIDES)  -  ENTR PA-406 (CAJUEIRO)
ENTR PA-406 (CAJUEIRO)  -  ENTR PA-140 (SANTA IZABEL DO PARÁ)
ENTR PA-140 (SANTA IZABEL DO PARÁ)  -  ACESSO AMERICANO II
ACESSO AMERICANO II  -  ACESSO AMERICANO I
ACESSO AMERICANO I  -  ENTR PA-136/320 (CASTANHAL)
ENTR PA-136/320 (CASTANHAL)  -  FIM PISTA DUPLA
FIM PISTA DUPLA  -  ENTR PA-127(A) (BARRO BRANCO)
ENTR PA-127(A) (BARRO BRANCO)  -  ENTR PA-127(B) (P/IGARAPÉ AÇU)
ENTR PA-127(B) (P/IGARAPÉ AÇU)  -  ENTR PA-424 (P/COLÔNIA DO PRATA)
ENTR PA-424 (P/COLÔNIA DO PRATA)  -  ENTR BR-010(B) (P/SANTA MARIA DO PARÁ)
ENTR BR-010(B) (P/SANTA MARIA DO PARÁ)  -  ENTR PA-324 (P/SALINÓPOLIS)
ENTR PA-324 (P/SALINÓPOLIS)  -  ENTR PA-380 (P/BONITO)
ENTR PA-380 (P/BONITO)  -  ENTR PA-436 (P/BOA ESPERANÇA)
ENTR PA-436 (P/BOA ESPERANÇA)  -  ENTR BR-316(B)/PA-124/242 (CAPANEMA)
ENTR BR-316(B)/PA-124/242 (CAPANEMA)  -  BRAGANÇA
BRAGANÇA  -  RIO CAETÉ
RIO CAETÉ  -  ENTR PA-454 (P/AUGUSTO CORRÊA)
ENTR PA-454 (P/AUGUSTO CORRÊA)  -  ENTR PA-462 (VILA PATAL)
ENTR PA-462 (VILA PATAL)  -  RIO PIRIÁ
RIO PIRIÁ  -  ENTR PA-102 (P/SÃO JOSÉ DO GURUPI)
ENTR PA-102 (P/SÃO JOSÉ DO GURUPI)  -  VIZEU
VIZEU  -  DIV PA/MA

Rodovia BR 308 no Estado do Maranhão.

DIV PA/MA  -  VILA PIRITÍUA/ACESSO A CARUTAPERA
VILA PIRITÍUA/ACESSO A CARUTAPERA  -  LUÍS DOMINGUES
LUÍS DOMINGUES  -  GODOFREDO VIANA
GODOFREDO VIANA  -  CÂNDIDO MENDES
CÂNDIDO MENDES  -  TURIAÇU
TURIAÇU  -  SERRANO DO MARANHÃO
SERRANO DO MARANHÃO  -  CURURUPU
CURURUPU  -  MIRINZAL
MIRINZAL  -  CENTRAL DO MARANHÃO
CENTRAL DO MARANHÃO  -  BEQUIMÃO
BEQUIMÃO  -  ENTR MA-106(A)
ENTR MA-106(A)  -  ENTR MA-106(B) (ITAUNA)
ENTR MA-106(B) (ITAUNA)  -  ATRACADOURO DO COJUPE.


Vale ressaltar que a Rodovia Federal segundo o Site do Deputado Federal Gerson Peres, precisa implantar apenas 12 (doze) Km de estrada entre Viseu e Carutapera, onde deverá ser construída pelo Governo Federal, a Ponte sobre o Rio Gurupi, na divisa dos Estados Pará/Maranhão, e por fim a execução de 20 (vinte) Km de Rodovia entre o Município de Turiaçu e o povoado Madragoa.

Desde a sua criação a referida Rodovia Federal no Estado do Pará estava em total estado de abandono o que levou a população do Município de Viseu/PA a interditar o fluxo de veículos, levando o Governo Federal e Estadual a negociar com a população e consequentemente, realizar a liberação de recursos para o Asfaltamento da mesma e construção de 11 (onze) Pontes sobre o Rio Gurupi. Conforme Editais abaixo:

Edital 0442/10-02.


Processo nº:
50602.000929/2010-16 
Modalidade:
Concorrência 
Tipo:
Menor Preço 
Edital nº:
0442/10-02 
Valor Global (R$) :
147.747.642,05  
Objeto:
Obras de Implantação e Pavimentação na Rodovia BR-308/PA, Trecho: Entr. BR-010(A)/ 316 (A) (Belém) – Div. PA/MA, Lote 01: Subtrecho: Entr. BR-316(B)/PA-124/242 (Capanema) – Rio Piriá; Segmento: Km 203,27 – Km 239,27; Extensão: 36,00 km; e Lote 02: Subtrecho: Entr. PA-462 (Vila Patal) – Viseu; Segmento: Km 239,27 – Km 318,90; Extensão: 79,63 km. 
Local:
Auditório da Superintendência do DNIT PA/AP 
Data/Hora:
18/11/2010 às 09:00  
Data da Abertura Adiada para:

Data Base:
Mai/2010 
Permite participação em Consórcio?
Sim 
Qtde máxima de empresas ligadas em Consórcio:

Prazo de validade da proposta:
60 Dias
Data limite para esclarecimentos:
08/11/2010
Fax:
(91) 3283-5375 
Fone:
(91) 3283-5375 

 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO PARÁ E AMAPÁ
AVISO DE SUSPENSÃO
CONCORRÊNCIA Nº 442/2010

Comunicamos a suspensão da licitação supra citada, publicada no DOU em 01/10/2010. Objeto: Execução das Obras de Implantação e Pavimentação na Rodovia BR-308/PA, Trecho: Entr. BR-010(A) /316(A)(Belém) - Div. PA/MA.

LOTE 01:_Subtrecho: Entr. BR-316(B)/PA-124/242 (Capanema) - Rio Piriá, Seg: Km 203,27 - Km 239,27, Ext: 36,00 km; e

LOTE 2: Subtrecho: Entr. PA-462 (Vila Patal) - Viseu, Seg: Km 239,27 - Km 318,90, Ext: 79,63 km.

ANTÔNIO FERNANDO GUANABARINO DE SOUZA
Presidente da Comissão de Licitação

(SIDEC - 11/11/2010) 393016-39252-2010NE900004
AVISO DE REABERTURA DE PRAZO CONCORRÊNCIA Nº 420/2010
Comunicamos a reabertura de prazo da licitação supracitada, publicada no DOU de 30/09/2010 . OBJETO: Execução das Obras de Revitalização (Recuperação, Restauração e Manutenção)- CREMA 1ª Etapa, nas Rodovias:
Lote 1: BR-153/PA km 41,80- km 151,90;

Lote 2: BR-158/PA km 590,50- km 700,70;

Lote 3: BR-158/PA km 700,70- km 780,80;

Lote 4: BR-158/PA km 780,80- km 894,00;

Lote 5: BR-163/PA km 906,50-km 1.002,50;

Lote 6: BR-222/PA km 18,00- km 148,20; Lote 7: BR-222/PA km 148,20- km 245,20;

Lote 8: BR-230/PA km 20,50- km 115,50;

Lote 9: BR-308/PA km 150,70- km 203,50;

Lote 10: BR-316/PA km 0,00- km 13,40.

Novo Edital: 12/11/2010 das 08h00 às 12h00 e d14h00 às 17h59 . Endereço: Rod. BR-316, km zero, s/nº Castanheira - BELEM - PA. Entrega das Propostas: 13/12/2010 às 08h30.

CARLOS ANTONIO MARCOS PASCOAL
Presidente da Comissão de Licitação

(SIDEC - 11/11/2010) 393016-39252-2010NE900004
SEÇÃO DE CADASTRO E LICITAÇÕES
AVISO DE RETIFICAÇÃO
EDITALN o- 420/2010-02
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -DNIT, através da SR-PA/AP, torna público que o Edital nº 420/2010-02 sofreu a 1ª Errata (Retificação). Cópia da referida errata estará disponível através do sítio www.dnit.gov.br ou na Seção de Cadastro e Licitação/SR-PA/AP.
Belém, 11 de novembro de 2010.

RAIMUNDO GUILHERME MACIEL CORRÊA
Chefe

COMO FICA AGORA A RODOVIA FEDERAL BR 308 NO LADO DO MARANHÃO?

Tudo excelente não fosse um pequeno detalhe. O traçado acima demonstra claramente que a Rodovia Estadual MA 101 englobando os Municípios de Carutapera, Luis Domingues, Godofredo Viana e Cândido Mendes. Trechos da MA 006 (acesso a Cururupu), Rodovia MA 303 (Trecho de acesso a Serrano do Maranhão) e por fim trecho da Rodovia MA 209 (Turiaçu), foram incorporados a Rodovia Federal BR 308. 

CABE ALGUNS QUESTIONAMENTOS:

1 - Como fica a situação dos moradores destas Cidades afetadas, pois a maioria destes Municípios, hoje são servidos por Rodovia Estadual que  estão em estado precário de conservação; quem vai fazer realizar a operação emergencial de conservação (tapa-buracos).

2 - A População rural dos assentamentos do Incra existentes na margem direita do Rio Maracaçumé em Cândido Mendes pleiteiam uma ponte, para terem como vender sua produção agrícola, será agora construído esta ponte? Haverá interligação deles com a nova Rodovia Federal BR 308.

3 - O Governo do Maranhão já fez alguma ingerência junto ao DNIT no Maranhão, ou ao Ministério dos Transportes para a conclusão dos serviços do lado maranhense da Rodovia BR 308.

Por fim com a palavra os Deputados e Senadores do Estado para esclarecer com fica a situação dos Maranhenses envolvidos?

É importante enfatizar que no geral será muito bom para o Maranhão a  conclusão dos trabalhos da referida Rodovia Transoceânica, pois criará uma nova rota para o turismo ecológico na Costa Norte Maranhense. Permitira um maior fluxo de veiculo de carga e de Passeio por esta nova rota desafogando a BR 222, além de permitir uma nova rota de escoamento da produção agrícola e pesqueira do Estado do Maranhão.

Só falta os nossos políticos e administradores ficarem mais atentos e darem mais atenção a esta Rodovia Federal que se tornou uma realidade sem no entanto a maioria do Povo Maranhense tomar conhecimento de sua criação, porém é vital para o desenvolvimento  do Norte Maranhense, com a palavra os  nossos Governantes.


Retomando a rotina.


Após um longo período sem adicionar textos neste blog, venho hoje retomar esta atividade começando por relembrar esta foto onde o nome de três mulheres apareciam juntos, a companheira do PT e de guerra Fransuila, Roseana e Dilma. Infelizmente Fransuila não se elegeu mas Roseana e Dilma estão ai prontas pra fazerem história e transformarem os destinos do Maranhão e do Brasil respectivamente.

Foram dias, de correria e sacrifícios contra adversários tenazes e muitas vezes, tivemos de combater, politicamente falando nosso aliados de outrora.

Passado a refrega eleitoral, fica o aprendizado e a consideração pelos que nos ajudaram a escrever mais uma parte desta nossa história de militância política.

Desejo ao Washington Luis, como legitimo representante do PT no Executivo Estadual sucesso neste novo desafio. Meus sinceros parabéns aos Deputados Federal e Estaduais eleitos. E aos amigos que foram candidatos e não se elegeram um conselho não desistam, passado a caça ao voto o PT maranhense precisa se reinventar, unir os cacos e dar a volta por cima.

Volto a minha trincheira de militante e espero com este Blog oferecer idéias e criticas construtivas a serem lidas e comentadas por todos os nosso amigos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Eleições 2010. Dilma Presidente, Roseana Governadora, Washington Vice-Governador, Monteiro Deputado Federal e Fransuila Deputada Estadual.

Parafraseando o líder negro norte-americano Luther King, eu tenho um sonho. E vi este sonho começar a se tornar realidade nesta convenção histórica, realizada no dia de São João. 24 de junho de 2010.

Muitos “aliados” Sarneyzistas, grupo político dominante que combatemos aguerridamente nas três ultimas décadas, mas acatando orientação do Presidente Lula já votamos em Roseana Sarney no segundo turno da eleição de 2006. Vamos agora pela primeira vez, como aliados, pois coube ao PT local seguindo determinação da Direção Nacional do Partido, indicar o Candidato a Vice-Governador na chapa da Candidata Roseana Sarney ao Governo do Maranhão, vamos contribuir com sugestões e mostrar a nossa capacidade de governar. Repetimos o momento histórico e político é outro, nos aliamos numa nova conjuntura, iniciada nos idos do primeiro mandato do presidente Lula, e culminou com a Senadora Roseana Sarney, sendo líder do Governo Lula no Congresso.

Afirmamos que o PT do Maranhão pode contribuir e muito na correção dos erros do passado, apresentando problemas reais da população humilde do maranhão, mostrando na sua ótica as obras que são emergenciais e também as ações governamentais que podem ser implementadas imediatamente. Buscando inspiração no Presidente Iraniano que a usou em sua primeira campanha, no nosso Presidente Lula que demonstrou na pratica, e por fim no Presidente Norte-americano Barak Obama que a popularizou em sua campanha, reafirmamos esta frase histórica “Sim nós podemos” e para tanto o PT apresenta 13 (treze) pontos fundamentais a serem incorporados no Programa de Governo da Candidata Roseana Sarney.

1 – Defender e atuar politicamente para garantirmos a instalação da Base da Marinha, que irá guarnecer a Amazônia Azul no Maranhão.

2 – Garantir que seja efetuada a atualização da Legislação Mineral, para permitir que os Municípios e o Estado passem a receber percentuais maiores sobre a extração de minerais preciosos em seu solo e sub-solo (A segunda maior mina de ouro do Brasil em atividade está no Maranhão). 

3 – Definir uma “política de estado” de valorização e capacitação para o setor pesqueiro maranhense. Defendendo inclusive a implantação de um Centro Federal de Educação para a Pesca no Maranhão, que possui a segunda maior costa oceânica do Brasil.

4 – Criar e implantar de forma auto-sustentável uma política de valorização do Artesanato Maranhense.

5 – Aprovar e implantar de imediato a Lei de Responsabilidade da Educação, onde se define a meta para erradicarmos o analfabetismo. E também implantarmos a Lei Estadual de combate ao Bullying, onde se define a meta para combatermos este problema social em nossas escolas.

6 – Priorizar como “política de estado” através do ITERMA a demarcação em definitivo das terras devolutas do Estado, entregando o título de posse a todos os Municípios e Assentamentos que ainda não estejam com sua titulaziração em  mãos.

7 – Criarmos o Instituto Maranhense do Arroz, para elaborar e desenvolver as ações e políticas especificas da rizicultura. (Dentre os 04 maiores produtores de arroz só, o Maranhão não tem seu instituto).

8 – Criar toda legislação necessária para regulamentarmos nas águas dos rios estaduais a prática da pesca, pesca esportiva, esportes aquáticos, turismo náutico, e a regulamentação da utilização das águas dos rios.

9 – Elaborar urgentemente estudos e projetos visando a recuperação emergencial das matas ciliares e o combate ao assoreamento do leito do Rio Pindaré. Além de se repovoar artificialmente com pescados, que representa a principal fonte de alimentação de sua população ribeirinha, sendo que o referido pescado no rio diminuiu bastante. Os problemas da falta de matas ciliares e do assoreamento do leito já e critico.

10 – Defender junto ao Governo Federal a construção da Trans-oceânica (BR que ligará o Estado do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, sempre margeando a costa, e mo Maranhão vai passar pelos Municípios de Carutapera, Luis Domingues, Godofredo Viana, Candido Mendes, Turiaçu, vindo até São Luís, Barreirinhas, etc...).  

11 – Construir a Ponte Ligando a Sede de Candido Mendes aos Assentamentos do INCRA, este empreendimento também permitira o desenvolvimento econômico da região, pois permitirá um maior fluxo de veículos pela  Estrada de Turiaçu, reduzindo e muito a distancia dos Municípios de Carutapera, Luis Domingues, Godofredo Viana  e Cândido Mendes para a Capital de São Luís.

12 – Implantar através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social o Índice Maranhense de Responsabilidade Social e Instituir o Cadastro Estadual de Inadimplentes Social.

13 – Criar o Museu Maranhense da Memória e da Cultura Afro-descendente.




Postado por: Francisco Barros.

domingo, 20 de junho de 2010

PT e PMDB, juntos construindo um novo Maranhão.

Ocorreu em São Luís, neste sabado, dia 19 de junho de 2010 o Encontro Regional do PT, previamente agendado, na mais absoluta paz sem balburdias, onde se via perfeitamente que a maioria dos Delegados do PT se faziam presentes, ficando claro que a maioria do PT está apoiando a determinação do Presidente LULA, abraçando a candidatura da Companheira Dilma, alinhado portanto com a Direção Nacional do PT. 

Neste encontro foi proposto, debatido e aprovado pelos Delegados partidários que não haverá retaliação, nem perseguição contra qualquer companheiro do PT que tenha se insurgido num primeiro momento contra a determinação do  Diretório Nacional de coligarmos com o PMDB na eleição majoritária.

Ratificamos por votação o nome do Companheiro Washington Luiz para Vice-governador. 

Segunda-feira dia 21 de junho de 2010, em reunião no Diretório Estadual será definido proporcionalmente entre todas as
correntes as vagas a que cada uma terá direito para indicar seus nomes as candidaturas de Deputado Federal e Estadual entre os filiados que se inscreveram no período legal. 


É tempo de reconstruirmos o nosso PT. 

Foi ratificada a decisão do Diretório Estadual do PT, de não apresentar nome a disputa de vagas para o Senado, cabendo ao PMDB decidir os nomes a serem indicados.




Não será permitido a nenhum dissidente usar os simbolos ou nossa agrremiação partidária para difamar a nossa Candidata a Governadora Roseana Sarney pelo PMDB que é nosso aliado nacional, estamos cumprindo uma determinação do Diretório Nacional, cabe ao Diretório Estadual agir imediatamente para cessar qualquer tipo de agressão perpetrado por integrante do PT. Ficando imediatamente proibido os Diretórios Municipais de usarem faixa de luto em suas sedes.