As taxas de suicídio na China estão entre as mais altas do planeta, 
conforme dados da Organização Mundial da Saúde.
 Em setembro de 2011, o 
Centro para Controle e Prevenção de Doenças, órgão governamental chinês,
 anunciou que 287 mil pessoas tiram a própria vida no país anualmente, o
 que equivale a 3,6% das mortes registradas. A faixa etária mais afetada
 é a de jovens entre 15 e 34 anos, sendo o suicídio a causa da morte 
para 26,04% destes. 
Casos envolvendo tentativas de suicídio são registrados em todos os 
níveis da educação chinesa. Um dos mais recentes ocorreu em novembro de 
2011, quando uma estudante de 13 anos morreu após saltar do sexto andar 
de um prédio. Investigação comandada pelo departamento de educação de 
Luoyang, em Henan, onde a menina morava, concluiu que ela sofria 
penalidades físicas na escola quando não fazia o dever de casa. A 
professora de matemática forçava alguns alunos, entre eles a garota, a 
fazer agachamentos que, por vezes, totalizavam 800 repetições. 
O caso não é isolado. Três semanas antes, no dia 24 de outubro, duas 
alunas do ensino fundamental tomaram veneno na sala de aula de uma 
escola da província de Anhui. Antes, escreveram no quadro negro: "Se 
morrermos, a culpa é da professora de matemática. Chamem a polícia para 
que a prendam". A apuração concluiu que a docente teria rido das notas 
baixas atingidas pelas meninas em um teste. 
Em setembro, por muito pouco outra história não teve desfecho 
igualmente trágico. Uma aluna da 5ª série e duas da 6ª deram as mãos e 
pularam do segundo andar de um prédio na província de Jiangxi. O motivo 
do quase fatal incidente foi o fracasso das meninas em terminarem uma 
lição de casa. 
Alunos mais velhos, motivos diferentes
Com estudantes mais velhos, a motivação muda. "Para os acima de 18, 
em geral, as mortes são atribuídas a relacionamentos amorosos ou 
pressões econômicas", explica Michael Phillips, diretor do Centro de 
Pesquisa de Métodos de Prevenção de Suicídio de Xangai.
"Com a expansão da educação superior na década de 1990, o número de 
jovens com diploma universitário cresceu rapidamente, mas o mercado de 
trabalho não acompanhou o processo, ficando impossibilitado de absorver 
tanta mão de obra qualificada", avalia a professora de Ciências Sociais 
da Universidade do Povo Xie Guihua.
E foi justamente por causa da pressão financeira que Hong Qiankun 
pulou da janela do dormitório após receber o título de mestre pela 
universidade Tsinghua, a mais prestigiosa do país ao lado da 
Universidade de Pequim, em 2007. 
No bilhete deixado aos pais, dizia: 
"Seu filho é bom. Não consigo encontrar emprego. Não quero mais ser um 
peso". O mesmo ocorreu com Liu Wei, uma estudante de 21 anos da 
província de Shandong, que tirou a própria vida em 2009 por não 
conseguir trabalho para ajudar os pais, camponeses pobres. 
A resposta de Pequim foi promover a migração desses novos 
trabalhadores para o interior do país, fazendo-os deixar os grandes 
centros urbanos, como Xangai e a capital nacional. 
"Como professora, não consigo perceber por que os estudantes chineses
 sofreriam mais pressão do que em outros países", diz Xie Guihua. 
Mais de 20% já pensaram em suicídio
Entre 2005 e 2007, a Universidade de Pequim coordenou um estudo com 
140 mil estudantes do Ensino Médio na China. Segundo o trabalho, 20,4% 
disseram já ter pensado em suicídio, e 6,5% teriam inclusive planejado 
concretamente o ato - tendo já comprado medicamentos ou escrito uma 
carta à família. Sentimento de pressão escolar e solidão seriam as 
maiores causas, mas não as únicas. "É muito simplista pensar que 
suicídios ocorram só em função da escola. Existe uma série de fatores 
biológicos, sociais e emocionais que contribuem para uma tentativa de 
tirar a própria vida", avalia Michael Phillips.
Programa de metas
Desde 2009, uma regulação implementada promete punir universidades 
com mais de 10 casos anuais de suicídio com a perda de pontos na 
avaliação de qualidade de ensino feita pelo órgão governamental a que 
são filiadas (como o Ministério da Educação ou o governo provincial). É 
uma forma de fazer com que os centros de estudos fiquem atentos ao 
comportamento dos jovens e também mantenham uma política de cobrança 
mais razoável. "Esses centros estão focando na prevenção do suicídio e 
na avaliação geral do desempenho dos alunos", aponta Phillips.
As instituições, contudo, não se pronunciam sobre a regra, 
considerada reflexo de um aspecto negativo da educação no país, e sequer
 são divulgados números. "A fim de controlar esses números, as 
universidades estabelecem programas de apoio psicológico aos estudantes e
 designam 'mentores' a cada turma", diz a professora Xie Guihua.
Quando consegue evitar a repercussão, os casos são mantidos em sigilo pelo governo.
Questão histórica
A China tem tradição secular em sistemas de exames. Desde o século 
7, burocratas mandarins eram testados na filosofia de Confúcio para 
conseguirem uma posição de trabalho na corte imperial. Na fase moderna 
do país, a versão nacional do vestibular voltou a ser instalada em 1978,
 após a abertura econômica. A essa cultura centenária é atribuído o alto
 nível de exigência das escolas, somado ao desenvolvimento do ensino no 
país. 
Hoje, por exemplo, os estudantes são encorajados desde cedo a levarem
 as lições da escola para casa para copiar as aulas inúmeras vezes com o
 objetivo de memorizar o conteúdo. Não é raro alunos terem de declamar 
em frente à turma o que está sendo ensinado. 
Na capital chinesa, onde a carga horária diária é de oito horas e 45%
 dos alunos passam mais quatro horas semanais em aulas de reforço, 
conforme a OCDE, as escolas têm o direito de expulsar alunos que 
fracassarem em mais da metade das matérias por três bimestres 
consecutivos. "Na Universidade de Pequim, um aluno pode ser 'convidado a
 se retirar' se ele repetir cinco matérias", conta a professora Xie 
Guihua. 
Já em Xangai, o centro financeiro e econômico da China e que tem o 
melhor nível de educação em termos de compreensão textual, ciências e 
matemática do mundo, conforme a avaliação trienal do Programa 
Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, cerca de 90% dos 
alunos dormem menos de sete horas diárias, três a menos do que o 
recomendado pelo Ministério de Educação do país. Em novembro, o Bureau 
de Educação do Distrito de Xuhui divulgou uma pesquisa com 20 mil 
estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade, revelando que 60% 
dos entrevistados gastam entre duas e quatro horas diárias fazendo 
deveres de casa. 
Anualmente, o país gasta 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) com 
educação, e 90,4% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio estão 
matriculados em escolas públicas. Durante os primeiros cinco anos, os 
estudos são 100% financiados pelo governo. A partir do 6º, as famílias 
pagam uma anuidade, que consome 12,1% da renda anual familiar, segundo 
dados do departamento de estatísticas chinês. 
 
Especial para Terra (http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5557447-EI8266,00-Fracasso+escolar+e+vergonha+levam+estudantes+ao+suicidio+na+China.html).