quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Maranhão que poucos conhecem - I.











Escolhi como nome deste Blog, MARANAUTA, cujo o signifcado pra mim é Viajando pelo Maranhão. Terra que me acolheu de braços abertos desde 1989, que eu amo e aqui tive tres lindas filhas.
Hoje com orgulho posso afirmar que conheço praticamente todo o Estado, e neste espaço virtual pretendo dar voz as minorias esquecidas, pessoas que residem nos rincões de misérias, que so são lembrados pelos politicos de quatro em quatro anos, quando é tempo de eleição.
Existe no Estado do Maranhão inumeros Assentamentos criados pelo INCRA, alguns dos mais antigos, conhecidos pelos nomes de Faisa, Maratá, etc... localizam-se entre os Municipios de Arame, Buriticupu e Santa Luzia do Paruá.

Neste assentamentos a ausencia dos Poderes Públicos, sejam Governo Federal, Estadual ou Municipais é total, nestas aglomerações urbanas, não possuem Saneamento Básico, Estradas de Acessos há muito tempo sao intrafegáveis, energia eletrica quando tem é precária, agua potável é artigo de luxo, pois os Poços Artesianos são furados com até 900 (novecentos) metros de profundidade, e quando entram em funcionamento é somente em periodos proximos as eleições. para serem usados como moedas de troca a favor dos Cadidatos dos Prefeitos, muitas vezes os funcionários das Prefeituras vem e levam as bombas dos poços como forma de punir a rebeldia e manter o jugo político eleitoral sobre estes lavradores.
Percorre-se mais de 100 KM, sem encontrar em qualquer direção um Posto policial. Os postos de Saúde quando abrem funcionam precariamente, sempre faltando medicamento, médico pra consultar, nunca tem. Asescolas funcionam em chopanas com a mostrada acima, pois ao prefeito interessa aumentar o numero de aluno pra receberem mais recuross do Fundeb, mas oferecer escola decente isto é um detalhe insignificante.
As fotos acima comprovam o que eu digo a 1ª Foto a direita e de um açude de onde as pessoas e o gado bebe agua; 2ª Foto acima demonstra s condições das estradas. 3ª Foto Continua a retratar as estradas da Faisa e por fim a 4ª Foto e de uma escola num assentamento em Santa Luzia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário