quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Governo debate ações de combate a desertificação em municípios maranhenses.

GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Fonte: Vice-governadoria  Texto: Ricardo Milan
16/9/2011

Governo debate ações de combate a
desertificação em municípios maranhenses

     Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Vice-Governadoria, foi realizado nesta sexta-feira (16), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA), em São Luís, a 5ª Oficina de Consulta Pública do Programa Estadual de Combate à Desertificação no Maranhão (PAE/MA). No encontro foram avaliados estudos que estão analisando as condições que garantem a reintegração de áreas do Maranhão na Região do Semiárido Brasileiro.

     De acordo com dados do Instituto Maranhense de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Imarh), a partir de comprovações científicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), existem dois municípios que atendem aos requisitos de semiárido no Maranhão: Loreto e Grajaú.

       Estudos técnicos apontam que 36 municípios possuem características de entorno de semiárido. O Governo do Estado e o Imarh estão somando esforços para a reinserção dessas regiões no Semiárido Brasileiro por entender a importância da iniciativa para o desenvolvimento de políticas públicas que atendem populações de baixa renda e a transferência de recursos do Governo Federal para áreas do Maranhão onde vivem cerca de três milhões de habitantes.

     Daniela Russo, representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), destacou os avanços do Maranhão no combate à desertificação e elaboração do PAE. “O estado tem se mostrado ativo nessa discussão”.  Já a superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Laís Moraes Rego, destacou que o estado está desenvolvendo inúmeras gestões visando preservar recursos naturais e combater a desertificação. “A Sema elaborou Plano de Combate ao Desmatamento, o Sistema de Unidades de Conservação, e criação dois decretos voltados para a regulamentação de recursos hídricos”. 

     As oficinas para elaboração do Programa Estadual de Combate à Desertificação no Maranhão aconteceram nos municípios de Pastos Bons, Chapadinha e Caxias, reunindo representantes de associações, sindicatos e do poder público. 

     Em São Luís, participaram da oficina do PAE, representantes das Secretarias de Estado de Articulação Política e a de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Ministério Público Estadual, Sebrae, Instituições de Ensino Superior do Maranhão, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Associação dos Municípios do Médio Sertão Maranhense, além de entidades da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário