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Antartida - Operação de Reflutuação da Chata de Óleo - 1. |
A Marinha do Brasil
(MB) informa que a chata de óleo que havia afundado no final do ano
passado, nas proximidades da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF),
quando realizava transporte do óleo “gasoil arctic”, foi reflutuada e
levada para terra, onde se encontra em segurança, sem causar qualquer
dano ambiental.
A reflutuação foi conduzida por mergulhadores
embarcados no Navio “Gulmar Atlantis”, cedido pela PETROBRAS, e apoiado
pelo Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” da MB. A operação levou
cerca de cinco dias para ser executado.
No primeiro dia, 28 de fevereiro, foi feita uma inspeção por meio de
um Veículo Submersível de Operação Remota (ROV) e mergulhadores, quando
se observou que as condições da chata eram semelhantes às da filmagem
realizada em dezembro, por uma equipe da Marinha.
No segundo dia, 29 de fevereiro, as equipes de mergulhadores se
revezaram e foram feitas diversas excursões à chata, preparando-a para a
reflutuação. Foram retirados componentes instalados nela, que poderiam
dificultar seu içamento, tais como: as rampas de acesso e a barreira de
contenção de óleo que sempre é colocada quando é feita uma faina de
abastecimento, e, que, também afundou.
No terceiro dia, 1º de março, a chata foi levantada
parcialmente para que as equipes pudessem passar as cintas por baixo de
seu casco, de forma que toda a sua estrutura fosse içada pelo guindaste
do Navio “Gulmar Atlantis”. O trabalho teve que ser interrompido
diversas vezes tendo em vista que as condições meteorológicas reinantes
não permitiam que os mergulhadores executassem suas tarefas com a devida
segurança. Essas atividades foram concluídas na manhã de hoje (3). Após
a colocação deste dispositivo, ela foi içada ao lado do navio. Uma vez
na superfície, os mergulhadores instalaram uma série de flutuadores ao
longo de seu casco e após isso, iniciou-se o bombeamento do óleo que
estava nos seus tanques, para ser armazenado em recipientes que foram
disponibilizados para o navio. Com a chata flutuando em segurança, os
botes do NPo “Almirante Maximiano” e da EACF a conduziram até a praia,
onde ela se encontra. Os recipientes com o óleo serão trazidos para o Rio de Janeiro pela MB.
Durante toda a operação, foi estabelecida uma barreira, com
equipamentos da PETROBRAS, para conter possíveis vazamentos de óleo, que
não ocorreram.
A Marinha do Brasil reconhece que só foi viável realizar essa
complexa operação de reflutuação, no presente verão Antártico, com a
parceria da PETROBRAS que, desde o início do planejamento, reconheceu
que evitar qualquer dano ao ambiente Antártico é um compromisso da nação brasileira.
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Antartida - Operação de Reflutuação da Chata de Óleo - 2. |
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