Dizem
que um homem pode ser medido pela grandiosidade dos seus sonhos. Se é
mesmo assim, um seleto grupo de ministros do Evangelho anda sonhando
alto – literalmente.
Desde o ano passado, diversos pastores brasileiros andam cruzando os céus em aviões próprios, um luxo antes somente reservado a altos executivos, atletas milionários e sheiks do petróleo.
Desde o ano passado, diversos pastores brasileiros andam cruzando os céus em aviões próprios, um luxo antes somente reservado a altos executivos, atletas milionários e sheiks do petróleo.
A
justificativa para as aquisições, algumas na faixa das dezenas de
milhões de dólares, é quase sempre a mesma: a necessidade de maior
autonomia e disponibilidade para realizar a obra de Deus, o que, no caso
dos grandes líderes, demanda constantes deslocamentos pelo país e
exterior a fim de dar conta de pregações e participações em palestras e
eventos de todo tipo. Eles realmente estão voando alto.
O empresário e bispo Edir Macedo, dirigente da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) tem feito a ponte aérea Brasil – Estados Unidos a bordo de um confortável Global Express, avaliado no mercado aeronáutico por US$ 50 milhões (cerca de R$ 85 milhões). Para comparar, o preço é semelhante ao do Rafale, o caça-bombardeiro francês que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sonha comprar para as Forças Armadas brasileiras.
O empresário e bispo Edir Macedo, dirigente da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) tem feito a ponte aérea Brasil – Estados Unidos a bordo de um confortável Global Express, avaliado no mercado aeronáutico por US$ 50 milhões (cerca de R$ 85 milhões). Para comparar, o preço é semelhante ao do Rafale, o caça-bombardeiro francês que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sonha comprar para as Forças Armadas brasileiras.
Equipado com sala de estar, dois banheiros, minibar
e lavabo, além de um confortável sofá, o jato permite deslocamentos dos
mais confortáveis até os EUA, onde Macedo mantém residência, e tem
autonomia suficiente para levá-lo à Europa ou à África. O Global,
adquirido em setembro numa troca por um modelo mais antigo, veio
juntar-se à frota da Alliance Jet, empresa integrada ao grupo Universal e
que já possuía um Falcon 2000 e um Citation X, juntos avaliados em 40
milhões de dólares.
Edir Macedo justifica o uso de aviões particulares dizendo que precisa levar a Palavra de Deus pelas nações onde a igreja atua, que já são mais de 120, e também para evitar transtornos aos passageiros dos aviões comerciais, pois sua pessoa costuma atrair muita atenção da mídia. Pode haver também outros motivos.
Edir Macedo justifica o uso de aviões particulares dizendo que precisa levar a Palavra de Deus pelas nações onde a igreja atua, que já são mais de 120, e também para evitar transtornos aos passageiros dos aviões comerciais, pois sua pessoa costuma atrair muita atenção da mídia. Pode haver também outros motivos.
Foi em voos
particulares que a Polícia Federal descobriu, em 2005, que deputados e
empresários ligados à Iurd transportavam dinheiro em espécie, no
episódio que ficou conhecido como o caso das malas. Os valores, explicou
a igreja na época, teriam sido arrecadados nos cultos e eram
transportados dessa maneira por questão de segurança e praticidade até
São Paulo e Rio de Janeiro, onde a denominação tem sua administração.
Já o missionário R.R.Soares, mais discreto que o cunhado Macedo, não fez alarde da aquisição do turboélice King Air 350, em novembro, fato noticiado pela revista Veja.. Avaliado em cerca de R$ 9 milhões, a aeronave transporta oito passageiros. Como tem uma agenda das mais apertadas, Soares viaja praticamente toda semana pelos mais de mil templos que sua Igreja Internacional da Graça de Deus tem no país, além de realizar cruzadas e gravar programas diários para a TV. Ele realmente tem pensado alto: a igreja também mantém parceria com a empresa de aviação Ocean Air, através da qual um percentual sobre cada passagem comprada por um membro da Graça reverte para a denominação.
“Conquista” – O que chama a atenção no aeroclube dos pastores são as justificativas espirituais para a compra das aeronaves. Renê Terra Nova, apóstolo do Ministério Internacional da Restauração em Manaus (AM) e um dos grandes divulgadores do movimento G12 no Brasil, conta que o seu Falcon é fruto de profecias de grandes homens de Deus como o pastor e conferencista americano Mike Murdock.
Já o missionário R.R.Soares, mais discreto que o cunhado Macedo, não fez alarde da aquisição do turboélice King Air 350, em novembro, fato noticiado pela revista Veja.. Avaliado em cerca de R$ 9 milhões, a aeronave transporta oito passageiros. Como tem uma agenda das mais apertadas, Soares viaja praticamente toda semana pelos mais de mil templos que sua Igreja Internacional da Graça de Deus tem no país, além de realizar cruzadas e gravar programas diários para a TV. Ele realmente tem pensado alto: a igreja também mantém parceria com a empresa de aviação Ocean Air, através da qual um percentual sobre cada passagem comprada por um membro da Graça reverte para a denominação.
“Conquista” – O que chama a atenção no aeroclube dos pastores são as justificativas espirituais para a compra das aeronaves. Renê Terra Nova, apóstolo do Ministério Internacional da Restauração em Manaus (AM) e um dos grandes divulgadores do movimento G12 no Brasil, conta que o seu Falcon é fruto de profecias de grandes homens de Deus como o pastor e conferencista americano Mike Murdock.
Em abril de 2009,
durante um evento em que ambos estavam, Murdock incentivou uma campanha
de doações a fim de que Terra Nova pudesse realizar seu “sonho”. Após
chamar Terra Nova à frente, ele mesmo anunciou que ofertaria R$ 10 mil
reais, atitude logo seguida por dezenas de pessoas.
O avião foi comprado
em julho. Dizendo-se “constrangido” com a atitude, Terra Nova admitiu
que aquele era seu desejo e que se submetia ao que considerava a vontade
de Deus. “O Senhor é testemunha que este avião não é para vaidade, mas
para estimular que outros ministérios a que também tenham aviões e,
juntos, possamos voar para as nações da terra, pregando o evangelho de
Jesus. Assim está estabelecido”, diz o líder em seu site.
“Conquista” e “resultado da fé” também foram as expressões usadas pelo pastor Samuel Câmara, da Assembleia de Deus de São José dos Campos (SP), para comemorar a compra de seu King Air C90, de quatro lugares. O religioso, que durante anos liderou a Assembleia de Deus em Belém (PA) – onde montou a Rede Boas Novas, conglomerado de rádio e TV que cobre vinte estados brasileiros –, se diz muito grato a Deus pela bênção, avaliada em R$ 8,5 milhões.
“Conquista” e “resultado da fé” também foram as expressões usadas pelo pastor Samuel Câmara, da Assembleia de Deus de São José dos Campos (SP), para comemorar a compra de seu King Air C90, de quatro lugares. O religioso, que durante anos liderou a Assembleia de Deus em Belém (PA) – onde montou a Rede Boas Novas, conglomerado de rádio e TV que cobre vinte estados brasileiros –, se diz muito grato a Deus pela bênção, avaliada em R$ 8,5 milhões.
Ele espera juntar-se a
outros líderes para montar “uma esquadrilha de aviões para tocar o mundo
todo”. Ano passado, Câmara também esteve no noticiário pelas denúncias
que fez contra supostas irregularidades nas eleições para a presidência
da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB).
Mas a aquisição aérea que mais chamou a atenção, dentro e fora do meio evangélico, foi concretizada pelo famoso pastor e apresentador de TV Silas Malafaia, da Assembleia de Deus da Penha, no Rio. Possuir uma aeronave própria era um objetivo anunciado pelo líder já há algum tempo, inclusive em seu programa Vitória em Cristo, um dos campeões de audiência na telinha evangélica.
Mas a aquisição aérea que mais chamou a atenção, dentro e fora do meio evangélico, foi concretizada pelo famoso pastor e apresentador de TV Silas Malafaia, da Assembleia de Deus da Penha, no Rio. Possuir uma aeronave própria era um objetivo anunciado pelo líder já há algum tempo, inclusive em seu programa Vitória em Cristo, um dos campeões de audiência na telinha evangélica.
Além dos insistentes
pedidos por ofertas para manter-se no ar, Malafaia constantemente tocava
no assunto avião em suas falas. O empurrão que faltava foi dado pelo
pastor americano Morris Cerullo, outro profeta da prosperidade
proprietário de um luxuoso Gulstream G4. Num dos programas, levado ao ar
em agosto, Cerullo admoestou os telespectadores a desafiar a crise
global e participar de uma campanha de doações ao colega brasileiro – um
chamado “desafio profético”, no valor de 900 reais, estipulado graças a
uma curiosa aritmética que associava a cifra ao ano de 2009.
Aparentemente surpreso, Silas Malafaia assentiu com o pedido. Não se sabe quanto foi arrecadado a partir dali, mas o fato é que em dezembro o pastor anunciou que o negócio foi fechado por cerca de US$ 12 milhões, cerca de 19 milhões de reais. Trata-se de um jato executivo modelo Cessna com pouco uso. Um “negócio espetacular”, na descrição do próprio.
Aparentemente surpreso, Silas Malafaia assentiu com o pedido. Não se sabe quanto foi arrecadado a partir dali, mas o fato é que em dezembro o pastor anunciou que o negócio foi fechado por cerca de US$ 12 milhões, cerca de 19 milhões de reais. Trata-se de um jato executivo modelo Cessna com pouco uso. Um “negócio espetacular”, na descrição do próprio.
Bastante combatido pela maneira ostensiva com que
pede ofertas para seu ministério, o pastor Malafaia, que dirige também a
Editora Central Gospel, recorre à consagrada oratória para se defender:
“Quem critica não faz nada. Você conhece alguma coisa que algum crítico
construiu? Crítico é um recalcado com o sucesso da obra alheia.”
FONTE:http://pjalencar.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html
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