sexta-feira, 15 de junho de 2012

Greve das Universidades: Polícia Federal prende e encaminha 22 estudantes da Unifesp para Centro de Detenção Provisória.

25 foram detidos pela PM e levados à PF após confusão no câmpus de Guarulhos. Fotos de depredação foram divulgadas

iG São Paulo | - Atualizada às
De acordo com os depoimentos colhidos pela Polícia Federal, na tarde de quinta-feira os estudantes fizeram uma caminhada pacífica no câmpus, que terminou com atos agressivos na Diretoria Acadêmica.


 A PF afirma que integrantes do grupo quebraram vidraças, objetos e picharam paredes dentro e fora da Diretoria Acadêmica, incitando a uma nova ocupação do prédio.


Unifesp. Foto: Divulgação/PF

Com a chegada da Polícia Militar o grupo reagiu, e 25 pessoas foram encaminhadas para a Superintendência Regional da Polícia Federal, no bairro da Lapa, em São Paulo. Alunos ouvidos pela Agência Estado dizem que o quebra-quebra só começou após os policiais prenderem uma colega e

denunciam violência policial. De acordo com os universitários, a polícia utilizou balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

Foi realizada uma perícia no local, e a PF constatou danos ao patrimônio da Unifesp. Dos conduzidos até a PF, 22 pessoas foram autuadas em flagrante e responderão pelos crimes de dano ao patrimônio público, constrangimento ilegal e formação de quadrilha, cujas penas somadas podem atingir oito anos de prisão.

Segundo a PF, 14 pessoas desse grupo haviam sido detidas no último dia 6, quando aconteceu a reintegração de posse do mesmo câmpus, e três estudantes possuem antecedentes criminais por dano e formação de quadrilha.

Unifesp
A universidade confirma as depredações feitas por estudantes, iniciadas após uma assembleia, e afirma que a Polícia Militar que faz a segurança do bairro foi acionada por "docentes e servidores acuados na Diretoria Acadêmica para conter os manifestantes e garantir a integridade física de todos os presentes, inclusive de alunos".

A Reitoria diz que está procurando solucionar os problemas de infraestrutura e recolocar o câmpus Guarulhos em situação de normalidade. "Entretanto, a invasão do campus, com depredação do patrimônio público e constrangimento ilegal não é forma de manifestação ou reivindicação. Trata-se de conduta absolutamente contrária ao Estado Democrático de Direito", diz a Unifesp em nota.

Imagens da Polícia Federal mostram depredação na Diretoria Acadêmica do câmpus de Guarulhos da Unifesp. Foto: Divulgação/PFVidros foram quebrados na Diretoria Acadêmica do câmpus de Guarulhos da Unifesp. Foto: Divulgação/PFPublicidadeMóveis derrubados e vidros quebrados na Diretoria Acadêmica do câmpus de Guarulhos. Foto: Divulgação/PF22 estudantes foram autuados em flagrante e responderão pelos crimes de dano ao patrimônio público, constrangimento ilegal e formação de quadrilha. Foto: Divulgação/PFFONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-15/pf-encaminha-22-estudantes-da-unifesp-para-centro-de-detencao-provisoria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário