quinta-feira, 21 de junho de 2012

Eleições 2012 Relacao dos Politicos Ficha Suja do TSE e do TCU.

Na tarde desta terça-feira (19/06), o Tribunal de Contas da União, na pessoa de seu Presidente, Ministro Benjamin Zimler, entregou à Justiça Eleitoral um cadastro com os nomes de todas as pessoas físicas que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal.

Essa lista contém os nomes daqueles que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e decisão irrecorrível.

A entrega é prevista na Lei nº 9.504/97 e na Lei Complementar nº 64/90, com alterações advindas da Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010).

Carmen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse considerar a  Lei da Ficha Limpa uma das grandes atribuições cívicas da sociedade brasileira e que o TSE pretende nesta eleição dar plena efetividade jurídica e social para que se tenha o aperfeiçoamento das instituições democráticas com a legalidade e a responsabilidade prevalecendo efetivamente. Ela afirmou: “Esta lista representa para nós um dado da maior significação e que as entidades governamentais devem ter a lisura no trato com a coisa pública”.

Esteve presente na entrega da lista, a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Jovita José Rosa. Ela enfatizou a importância da publicidade da lista, principalmente ao cidadão.

A lista do TCU cita 10.355 pessoas, sendo que o Estado do Maranhão lidera o ranking com 1.128 contas sujas, Brasília é a vice-líder com 824 pessoas. Santa Catarina com 125 e Mato Grosso do Sul com 142 foram os Estados que menos tiveram pessoas com contas rejeitadas pelo TCU.

Um cidadão da “Transparência Hack de Brasília”, por codinome “CiberDemocratico” aproveitou  a oportunidade para disponibilizar as informações da lista em formato aberto e de fácil compreensão ao cidadão, usando a ferramenta “Willbot” para auxiliar a busca.

O haker disse que construiu a ferramenta para que mais cidadãos se inspirem e se engajem com a “mão na massa” no combate à corrupção. “As pessoas verão como é possível ir além das marchas e dos posts (nas redes sociais) contra a corrupção”.  E complementou, “É possível desvendar quem é corrupto, onde e como a corrupção acontece. A partir daí, podem surgir outras ações eficazes como projetos de leis de iniciativa popular para fortalecer o combate a esse mal”.

Segue abaixo os links que facilitam o acesso a ests relações.


Observação: Gostaria de deixar claro que sou apartidário. Não é intenção minha zelar ou prejudicar a imagem de ninguem. Quem preserva a sua imagem é o próprio político e candidato(a), e não apenas com bons modos mas também com boas atitudes. Se alguem sentir-se ofendido pela lista pode entrar em contato comigo. Deixo claro que esta lista faz parte de um relatório no próprio órgão de justiça que é o TSE e no TCU, e que foi recentemente divulgada em nível nacional. 


FONTES: http://sakuxeio.blogspot.com.br/2010/06/lista-completa-dos-politicos-ficha-suja.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário