Você sabia que o VLT de Castelo é feito de onibus velhos, inservíveis? |
Este post sobre o Metrô do Cariri é uma
explicação ao prefeito João Castelo sobre o tal VLT que ele está
fazendo de “cavalo de batalha” na tentativa de conseguir se eleger para
mais quatro anos de mandato.
Quando no programa Abrindo o Verbo da Rádio
Mirante AM, que tenho a honra de apresentar, disse que este veículo
trazido com estardalhaço, e de acordo com o alcaide é novidade para São
Luís, a Região do Cariri serviu de exemplo para as demais cidades que
estão com projetos para implantar o VLT.
Os vagões são fabricados na cidade de Barbalha no Ceará, e na confecção dos mesmos, são utilizados ônibus de turismo e mesmo de linhas interestaduais retirados de circulação por não atenderem mais as especificações técnicas para continuar rodando. Daí, a fábrica em Barbalha aproveita e faz os vagões do VLT, por um custo menor, vendendo para os demais estados e cidades interessadas em implantar o VLT ( Veículo Leve Sobre Trilhos).
O prefeito João Castelo não sabe ou não quer saber, que todo este sistema do VLT, não é só
espalhar pedra brita e colocar os trilhos em cima. Tem todo um projeto
de construção da linha férrea, além de equipamentos modernos para a
movimentação das composições. Não basta comprar um vagão; é preciso
muito mais que isso. Abaixo confira matéria, publicada em 11 de março de
2011. Boa leitura e veja as fotos.
A foto a esquerda é do VLT do Ceará. |
VLT de São Luís é construído em Barbalha no Ceará.
Esta foto acima direita é do metrô de São Luís.
Metrô do Cariri é do Cariri mesmo. Os 13,6 quilômetros da linha entre
Crato e Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri cearense, são percorridos
por carros de passageiros fabricados em Barbalha, bem perto de ambas as
cidades – e que completa o trio de municípios tornados um só na sigla
“Crajubar”. É nesse núcleo no sul do Ceará que fermenta a ambição
brasileira de fazer ressurgir com força o transporte de pessoas por
linha férrea.
A Bom Sinal é a fabricante dos trens. E não
só deles: originalmente, a fábrica produzia carteiras escolares, móveis
para hospitais e assentos para estádios. Em 2004, a empresa foi
consultada sobre a possibilidade de reformar carros de passageiros do
metrô de Fortaleza – e deu no que se vê hoje. A produção de carteiras,
móveis e assentos continua, mas agora divide as atenções com os Veículos
Leves sobre Trilhos (VLTs, modalidade de transporte ferroviário, com
capacidade menor que a de um metrô convencional, e que é a definição
técnica mais adequada para os carros da linha de Crato a Juazeiro).
A proposta surgiu porque a Bom Sinal,
a despeito das credenciais, tinha relação com o mundo dos transportes.
Fernando Marins, fundador da companhia, foi sócio da fabricante de
carrocerias de ônibus Caio. O know-how da montagem dos ônibus foi
passado à dos trens – chassis e motor, movidos a diesel, são adaptações
de modelos usados em ônibus. Marins, tio do piloto de Fórmula 1 Felipe
Massa, faleceu em 2010, mas seu legado na nova frente de trabalho segue
em ascensão.
A carteira de pedidos da Bom Sinal tem carros de passageiros para
projetos de VLT de Fortaleza, Sobral (CE), Recife, Maceió, Arapiraca
(AL) e Macaé (RJ). A empresa trabalha para alcançar a capacidade de
produzir um equipamento por semana – e, com isso, dará vazão à demanda
crescente. “Estamos trabalhando 24 horas por dia”, diz Sidnei Anphilo,
gerente da fábrica de Barbalha.
A fábrica tem cerca de 300 funcionários,
mas há profissionais sendo treinados para assumir novas vagas. Os VLTs
montados na Bom Sinal são movidos a diesel, mas a empresa tem entre seus
planos o de adequar suas instalações para a montagem também dos trens
com tração elétrica.
O “Crajubar” pode ampliar sua relação com o transporte ferroviário.
Está na alça de mira da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos
(Metrofor), empresa do governo estadual que administra o Metrô do
Cariri, o plano de estender a ligação entre Crato e Juazeiro do Norte
também para Barbalha, segundo Antonio Chalita de Figueiredo, gerente de
controle e tráfego da empresa. Até o momento, o Metrô do Cariri já
recebeu R$ 31 milhões em investimentos.
Sucesso à Bom Sinal é o desejo do sindicato. Bom que esteja desenvolvendo modelos com tração elétrica, e ainda melhor com tração a hidrogênio.
Postado por SINFERP
FONTE: http://www.geraldocastro.com.br/2012/09/12/vlt-do-cariri-e-fabricado-em-barbalha-ce/
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