quarta-feira, 28 de novembro de 2012

São Paulo - Alckmin amplia convênio com PMs para 123 cidades.

Autor(es): Por Vandson Lima | De São Paulo.  Valor Econômico - 28/11/2012
 
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), empossou ontem o novo Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Benedito Roberto Meira, e o novo Delegado Geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Souza Blazeck. Antes, Alckmin reuniu-se com o novo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, e com o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz (PSDB).

Na cerimônia de posse, Alckmin anunciou a ampliação da Atividade Delegada para mais 123 municípios paulistas. A Atividade Delegada é um convênio que permite que policiais do Estado trabalhem nas guardas municipais em seus horários de folga, uma espécie de "bico" oficial. Apenas a capital paulista e Mogi das Cruzes realizavam o convênio até então. 

A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 13 de novembro. Apenas as bancadas do PT e do PSOLvotaram de maneira contrária à proposta promulgada ontem pelo governador.

Com trocas em toda a cúpula da polícia nos últimos dias, Alckmin disse que será feito um trabalho para fortalecer os setores de investigação - polícia científica e área de homicídios. De acordo com o governador, 33 médicos legistas e 47 peritos criminais estão ingressando foram contratados. "O doutor Grella vai fortalecer a área de homicídios. 

Serão 185 novos delegados e 137 que entram na academia [de polícia]. Em 90 dias, estarão formados. Além disso, teremos 960 novos soldados", anunciou. Questionado sobre o tempo necessário para que as mudanças deem resultado, Alckmin disse: "É para ontem. Todo mundo está trabalhando com senso de urgência".

Ex-secretário chefe da Casa Militar, Coronel Meira assume a PM com a missão de levar a corporação a adotar práticas mais próximas das usadas no período em que o Coronel Álvaro Camilo, criador da Atividade Delegada, esteve à frente da instituição. 

O antecessor de Meira, Roberval Ferreira França, evitava falar com jornalistas, por exemplo, prática usual na gestão de Camilo, que será a partir de 2013 vereador de São Paulo pelo PSD. Meira foi indicado para o cargo com o aval do deputado estadual Pedro Tobias, presidente do PSDB no Estado.

O governador tucano disse que a parceria firmada com o governo federal, que criou uma agência integrada de combate ao crime organizado, terá seu cronograma mantido, apesar das mudanças na polícia paulista.

O Estado vive uma crise na segurança pública com uma onda de violência que resultou em 571 assassinatos em outubro e morte de 90 policiais desde o início do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário