Duas pesquisas da Universidade de São Paulo apontam que alunos negros
têm maior possibilidade de ter pior desempenho na escola do que os
brancos.
Para os pesquisadores, o menor êxito dos negros é resultado de
condições socioeconômicas e fatores culturais, como o preconceito
desenvolvido por professores e alunos.
O conjunto de condições determina
que, quando os estudantes chegam ao 6º ano do ensino fundamental, 7%
dos alunos brancos tenham mais de dois anos de atraso escolar, e entre
os negros, o indicador chega a 14%.
Os números são apresentados no
artigo Fracasso Escolar e Desigualdade do Ensino Fundamental da
pesquisadora Paula Louzano, publicado no relatório De Olho nas Metas de
2012, lançado pelo movimento Todos pela Educação.
O artigo é baseado no
questionário socieconômico da Prova Brasil 2011, aplicada nacionalmente e
respondido por 2,3 milhões de alunos do 5º ano. Dos alunos que
responderam à questão de reprovação ou abandono da escola, um terço
havia passado pela situação de insucesso na escola.
Desses, 43% se
autodeclararam pretos, 34% pardos e 27% brancos, segundo a denominação
adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Informações da Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário