sexta-feira, 29 de março de 2013

Russia. Centro Cultural Brasileiro em Moscou mostra "alma brasileira" .

Centro Cultural Brasileiro, Moscou
www.brazilist.ru

Em dezembro de 2012 foi inaugurado em Moscou o Centro Cultural Brasileiro. Este centro oferece a todos os que desejem a oportunidade de aprender a língua portuguesa e de conhecer uma cultura extremamente interessante. 

A direção do centro assume como missão não apenas a promoção da cultura brasileira e da versão brasileira da língua portuguesa na Rússia, mas também o fortalecimento dos laços econômicos e turísticos entre os dois países. O centro coopera com a Embaixada do Brasil e tem o apoio da prefeitura da Região da Administração Central (TSAO) de Moscou.

"O futuro começa aqui" é assim que os próprios brasileiros se referem ao seu país. O Brasil de hoje é a quinta economia mundial. Além disso, é um dos países-membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), que abrange 26% do território do planeta e responde por 42% da população mundial. 

O BRICS já é um fator de peso a ter em conta na vida internacional: os seus países-membros controlam cerca de 43% da reserva mundial de moeda e a sua cota-parte continua crescendo. As previsões indicam que até meados deste século o valor total das economias destes cinco países em grande desenvolvimento ultrapasse em duas vezes o valor das economias do G7. 

A conversão do crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica vai criar uma nova elite econômica. De acordo com Serguei Lavrov, "a cooperação entre os países do BRICS tem futuro garantido porque corresponde aos interesses fundamentais dos nossos povos, às necessidades de desenvolvimento da economia global e aos imperativos de segurança internacional". 

Desse modo, fazendo uma avaliação correta da situação econômica e política, depende de nós dar um passo visionário em frente e começar já hoje a estudar a língua portuguesa em sua versão brasileira.

Atualmente o português é uma das línguas mais faladas no mundo. Este país gigantesco, que ocupa quase metade do continente sul-americano, consegue, mesmo em época de crise financeira global, atrair um grande número de imigrantes. Em número de falantes nativos, a língua portuguesa ocupa já o sexto lugar no mundo. 

O centro se ocupa da promoção ativa da língua portuguesa desde 2006, ano em que surgiu o Centro de Língua e Cultura dos Países Lusófonos. O sucesso do Centro Lusófono e o profissionalismo e dedicação de sua equipe permitem prever que, com o tempo, o Centro Cultural Brasileiro se transforme num polo de referência internacional para o estudo e ensino do português brasileiro.

O nível de profissionalismo do corpo docente do Centro merece a nossa máxima confiança: nele trabalham professores com graus acadêmicos obtidos nas principais faculdades de letras de Moscou, assim como falantes nativos do português brasileiro. 

Nas aulas, os professores recorrem a modernos métodos de ensino cujo principal objetivo é desenvolver as competências de domínio da língua estrangeira como um meio de comunicação eficaz. O sistema de aprendizagem de novas palavras "encaixadas" em frases completas permite, a quem as ouve, construir frases simples logo nas primeiras aulas. 

Depois de 3 ou 4 aulas, o aluno já começa a ler facilmente textos em português. A pronúncia correta acaba sendo assimilada logo na fase inicial do aprendizado: o diálogo direto com o nativo de português ajudá-lo-á a captar as particularidades sonoras desta língua estrangeira e a sentir o seu padrão de entoação. O aluno começa a ganhar autonomia verbal já a partir da quarta aula. 

As aulas são lecionadas todos os dias: de segunda a sexta e final de semana. A carga de aulas do curso intensivo é definida pelo próprio aluno (uma ou duas vezes por semana). Os livros didáticos, assim como o material de áudio e vídeo, estão incluídos no preço da aula (250 rublos por 45 minutos). As aulas perdidas são compensadas. Por acordo, o aluno terá acesso livre e gratuito ao clube de conversação do português brasileiro.

Os frequentadores do centro têm nele uma oportunidade única para conhecer as particularidades da cultura brasileira em toda a sua diversidade de mistura étnica e cultural. O centro organiza palestras sobre história, artes plásticas, estudos religiosos e estudos regionais do país. 

O aluno pode ampliar significativamente o seu conhecimento geral, por exemplo, sobre o Carnaval brasileiro, através de estudos mais aprofundados dos estilos musicais do Brasil: samba, bossa nova, frevo e pagode. 

O estudo da cultura brasileira, que é tradicionalmente comparada com a cultura russa, irá ajudá-lo a desenvolver a sua capacidade de comunicação intercultural, a capacidade de pensar de uma perspetiva comparativa, permitindo uma melhor consciência de sua própria identidade. O aprendizado e compreensão da língua e cultura do Brasil no Centro Cultural Brasileiro vai ajudar você a desvendar o segredo da "alma brasileira", à qual Fernando H. Cardoso, um dos ex-presidentes do Brasil, se referiu como sendo "tropicalmente russa".

Conheça mais sobre o Centro em seu site oficial: www.brazilist.ru

Ou entre em contato por telefone em Moscou: +7 (495) 544-43-68

Matéria publicada originalmente em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário