sábado, 1 de junho de 2013

02 de junho - Dia Internacional da Prostituição.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLO-Jcla-LqozivQCVFHz5pOmc9p-D48C4bvw1hbQT3CMkaB8TBdvU20D8V2HxCoNxwIbA7zTg2EZoiLI9G6PS4bRdL-aVQ2VK6kmbWdQlXJMBbGeJEXTRUvJxRM3RTx_omwCq11ZhyphenhyphenYGT/s320/Dia_da_Prostituta_+nao+estou+la.jpg


Como surgiu esta data?

O dia Internacional da Prostituta.


Em 1975, a primeira batalha contra a discriminação se deu no dia 2 de junho de 1975, quando 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França. 

Elas protestavam contra multas e detenções, em nome de uma "guerra contra o rufianismo", e até contra assassinatos de colegas que sequer eram investigados. 

Além disso, maridos e filhos de prostitutas eram processados como rufiões, por se beneficiarem dos rendimentos das mulheres. Tabernas deixaram de alugar quartos para as trabalhadoras do sexo, com medo da repressão policial. 

A diretoria da igreja e a população de Lyon apoiaram a manifestação e deram proteção a elas.

A ocupação da igreja foi transmitida por todos os meios de comunicação, no país e no exterior, inclusive no Brasil. As mulheres exigiam que o seu trabalho fosse considerado "tão útil à França como outro qualquer". 

Outras 200 prostitutas percorreram as ruas de carro distribuindo filipetas, com denúncias de que eram "vítimas de perseguição policial", o que as impedia de trabalhar. Uma carta foi enviada ao presidente Giscard d'Estaing.

O movimento se ampliou para outras cidades francesas, como Marselha, Montpellier, Grenoble e Paris, onde colegas também entraram em greve.

No dia 10 de junho, às 5 horas de manhã, as mulheres na igreja de Saint-Nizier foram brutalmente expulsas pela polícia.

Ao ter a coragem de romper o silêncio e denunciar o preconceito, a discriminação e as arbitrariedades, chamando a atenção para a situação em que viviam, as prostitutas de Lyon entraram para a história.  

Por isso, o 2 de junho foi declarado, pelo movimento organizado, como o Dia Internacional da Prostituta. 

Link desta Matéria: http://www.redeprostitutas.org.br/ 

LEIA MAIS..... 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhh22dqVqMCySCNM9ofbDBd382a7xa3TJof80XdBlRSCi_MyqTWdrGj7IwZxzzZ4dsgsIJSmcS8HdEnuMvyTMfGRT9FQLgFmuJdkD_3G9TAeR6ImKwtIFrzNHOXmMfGuac9YVj8qy_OE5A/s320/_Cart%25C3%25A3o_Dia_Internacional_da_Prostituta-1.jpg

Departamento celebra Dia Internacional das Prostitutas.

A ação com o tema “Sem vergonha de usar camisinha” homenageia o Dia Internacional das Prostitutas, neste domingo, 02 de junho.


O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde lança neste fim de semana nas redes sociais campanha pela visibilidade das profissionais do sexo. A ação com o tema “Sem vergonha de usar camisinha” celebra o Dia Internacional das Prostitutas, neste domingo, 02 de junho.  

A campanha vai dar visibilidade a esse público veiculando materiais que se oponham ao estigma da prostituição associada à infecção pelo HIV e aids. A campanha circulará nas redes sociais até o dia 2 de julho, quando acontece um seminário sobre prostituição e prevenção às DST, promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.


 
O material da campanha – banners e vídeos – foram realizados a partir de uma Oficina de Comunicação em Saúde para Profissionais do Sexo realizada entre os dias 11 e 14 de março de 2013, em João Pessoa (PB). 

Participaram da Oficina representantes de organizações não governamentais, associações e movimentos sociais que atuam junto a profissionais do sexo de todas as regiões do país, apoiando o enfrentamento às DST, aids e hepatites virais, na promoção de saúde e na luta pelos direitos humanos. 

Durante a Oficina de Comunicação em Saúde, as participantes foram convidadas a conhecer técnicas de criação, redes sociais, produção de roteiro e vídeo com foco na disseminação de informações de prevenção nas redes sociais.


Com a campanha, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais homenageia a grande parceira, Rosarina Sampaio, uma das convidadas da oficina que faleceu dia 25 de março. 

Fundadora da Federação Nacional de Trabalhadoras do Sexo, Rosarina lutou por melhores condições de saúde integral e no combate às DST, aids e hepatites virais.


Desse processo resultaram cinco vídeos criados por elas, que fazem parte da campanha....., 

um grupo de e-mail (prostitutasabsolutas@gmail.com), 

um perfil no facebook (http://fb.com/mariasemvergonhaps

e o blog "Prostitutas Absolutas" (http://prostitutasabsolutas.blogspot.com.br/).

Veja as peças da campanha aqui.

http://www.aids.gov.br/galerias/2013/54763

Link da Matéria: http://www.aids.gov.br/noticia/2013/departamento-celebra-dia-internacional-das-prostitutas
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8UeTAKqeVESsoskxx8IGHGTWYE0yVXL6HR6Zbn_XwBeqNfmUSyhNr7HAvjorSy97zaeU-55wFXHaE5K4KtNNh2oiSxHashbskt5JZpyGST1ndTEe25supCb6oyvteei9PQjoyjpogfZg/s1600/prostituta022.jpg

Leia mais a respeito deste tema:

1 - Dois dedos de prosa sobre a prostituição. Comentário ao post "O preconceito histórico-cultural contra a prostituição" http://maranauta.blogspot.com.br/2013/01/dois-dedos-de-prosa-sobre-prostituicao.html;

2 - Prostituta mineira dá palestras sobre empreendedorismo. http://maranauta.blogspot.com.br/2011/09/prostituta-mineira-da-palestras-sobre.html;

3 - 60% dos políticos usam prostitutas, diz Deputado Jean Wyllys. http://maranauta.blogspot.com.br/2013/01/60-dos-politicos-usam-prostitutas-diz_16.html;

4 - Reflexões I - Prostituição. O duro caminho de volta.  http://maranauta.blogspot.com.br/2011/10/reflexoes-i-prostituicao-o-duro-caminho.html;

5 - Estudantes inglesas recorrem à prostituição para pagar universidade. http://maranauta.blogspot.com.br/2011/12/estudantes-inglesas-recorrem.html;

6 - Comportamento - Garota de programa graduada em letras: ‘Faço porque gosto’. http://maranauta.blogspot.com.br/2013/05/comportamento-garota-de-programa.html;

7 - "Prostitutas entendidas: Um estudo sobre profissionais do sexo lésbicas". http://maranauta.blogspot.com.br/2012/02/prostitutas-entendidas-um-estudo-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário