Desde 26 de setembro está aberto o edital de Chamada pública para
a seleção dos projetos de pesquisa na área da Economia Criativa que vão
receber o apoio financeiro estabelecido pelo Termo de Cooperação entre o
Ministério da Cultura (MinC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq).
Cada projeto selecionado receberá um financiamento de até R$ 50 mil e
as propostas poderão requerer recursos para gastos a título de custeio,
capital e bolsas.
As inscrições são feitas na plataforma Carlos Chagas, no portal do CNPq, e poderão ser realizadas até 9 de novembro.
Ao todo serão distribuídos R$ 2,5 milhões, valor oriundo do orçamento
da Secretaria da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura. O
Termo de Cooperação firmado com o CNPq é uma das iniciativas da SEC/MinC
para consolidar e expandir a temática no País e promover sua difusão
por meio do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (OBEC) e dos
Observatórios Estaduais. Os projetos devem contribuir para o
desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação dos segmentos
criativos.
Podem candidatar-se pesquisadores vinculados a
universidades públicas e confessionais que se enquadrem nos seis eixos
temáticos definidos pela SEC:
1 - Marcos Legais para a Economia Criativa
Brasileira (tributários, trabalhistas, previdenciários e
administrativos);
2- Empreendedorismo cultural e criativo;
3 -
Territórios criativos (Arranjos Produtivos Locais (APLs), cidades,
bairros, polos etc.);
4 - Associativismo, cooperativismo e autogestão de
empreendimentos e profissionais criativos;
5 - Capacitação técnica e
gerencial dos profissionais e empreendimentos criativos;
6 - Inovação em
cultura.
Os eixos temáticos das pesquisas devem estar
articulados com as seguintes expressões do campo Cultural:
Patrimônio
Cultural;
Arquivologia;
Museus;
Artesanato;
Culturas Populares;
Culturas
Indígenas;
Culturas Afro-brasileiras;
Artes Visuais;
Arte Digital;
Dança;
Música;
Circo;
Teatro;
Audiovisual;
Livro;
Publicações e Mídias
Impressas;
Leitura e Literatura;
Moda;
Design;
Arquitetura e Urbanismo;
Gastronomia Regional; e
Turismo Cultural.
(Texto: Comunicação Social/SEC)
(Edição e publicação: Ascom?MinC)
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