sábado, 1 de fevereiro de 2014

BAHIA - Polícia Federal abre inquérito para apurar conflito entre índios e homens da Força Nacional.

Índios da tribo tupinambás e homens da Força Nacional de Segurança envolveram-se em uma troca de tiros.

A Polícia Federal abriu na manhã desta sexta-feira (31) um inquérito para apurar os ataques a base da força de pacificação instalada na cidade de Buerarema, na região da Serra do Padeiro, sul da Bahia. Índios da tribo tupinambás e homens da Força Nacional de Segurança envolveram-se em uma troca de tiros na madrugada de quarta-feira (29).

Em nota, a Polícia Federal informou que não irá se pronunciar até a conclusão do inquérito. Recentemente, duas fazendas foram reintegradas por ordem judicial e uma base policial foi instalada em uma delas, na Serra do Padeiro. Por volta de 19h da terça (28), os índios começaram a cercar a área e horas depois, segundo a Polícia Federal, a atirar e lançar fogos de artifícios contra a base da Força Nacional. 

Os índios também bloquearam uma estrada que dá acesso à base com troncos de árvore. “Eles derrubaram umas 10 ou 12 árvores em cinco pontos da estrada para impedir que o pessoal que iria fazer o reforço chegasse”, diz o delegado federal Alex Cordeiro.  

Foto - http://blogdoleomoura.blogspot.com.br/2010
Ninguém ficou ferido na troca de tiros. Policiais federais foram para o local para reforçar a segurança na base. A pedido do governador da Bahia, Jaques Wagner, integrantes da Força Nacional chegaram à região em agosto do ano passado com o objetivo de garantir a segurança local e prevenir o agravamento dos conflitos entre índios e produtores rurais. 

Conflito Desde o ano passado, índios tupinambás vêm ocupando fazendas do sul da Bahia. Eles dizem que as terras pertenciam aos seus ancestrais, e exigem que as autoridades concluam o processo de demarcação das terras indígenas.

No último dia 21, um homem foi encontrado morto em uma fazenda de Itapebi, que fica na área de conflito. As polícias Federal e Civil investigam se a morte está relacionada a um possível confronto entre índios tupinambás, que ocupavam quatro fazendas, e homens armados supostamente contratados para desocupar as propriedades.

Leia mais Matérias sobre este assunto:

1 - Bahia - Índios Tupinambás e Policiais trocam tiros em Buerarema, no Sul do Estado. http://www.maranauta.blogspot.com.br/2014/01/bahia-indios-tupinambas-e-policiais.html

2 - Bahia - Conflito em Buerarema: Tensão entre Índios e Brancos aumenta obrigando o reforço policial na Área. http://maranauta.blogspot.com.br/2013/08/bahia-conflito-em-buerarema-tensao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário