21.03.2014.
Buscar novos talentos do audiovisual, estimular o desenvolvimento social, acadêmico e a reflexão étnico-racial nas escolas públicas do país.
São os objetivos do Prêmio Curta Histórias, desenvolvido pelo Ministério da Educação, que nessa edição traz como tema Personalidades Negras.
As inscrições estarão abertas de 25/03 a 25/04/2014, no site http://curtahistorias.mec.gov.br/.
A premiação é voltada para a valorização da identidade afro-brasileira o que permitirá aos alunos conhecerem mais sobre a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, por meio da cultura, da arte, das religiões e de importantes intelectuais negros da matriz africana.
O Festival de curtas-metragens é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, Fundação Vale, Fundação Telefônica, UNESCO.
A Fundação Palmares – MinC apoia o Prêmio que representa mais uma ação em torno da implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica.
Regras de Participação - De acordo com o regulamento do edital do Prêmio "Curta Histórias" Edição 2014, poderão participar exclusivamente alunos/as de Educação Básica de todas as escolas públicas brasileiras: municipal, estadual e federal.
Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo com, no máximo, um minuto de duração, sem contar os créditos. As imagens podem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras domésticas.
A premiação terá dois vencedores, um escolhido pelo Júri Popular e outro pela Comissão Julgadora Final.
Conheça os vencedores da 1ª edição do Prêmio Curta Histórias em 2013:
Vídeo: A Lenda de Oxumaré
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0JHvsrwNp_k
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0JHvsrwNp_k
Para mais informações, acesse o site http://curtahistorias.mec.gov.br/
Fonte: Fundação Cultural Palmares
Publicação: Ascom / MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário