quarta-feira, 11 de junho de 2014

Secretária Marcia Rollemberg representará o MinC na Reunião da UNASUR no SURINAME.

10/6/2014
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, representará a ministra da Cultura, Marta Suplicy, na II Reunião de Ministros de Cultura da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas), que será realizada nos dias 12 e 13 de junho, em Paramaribo, no Suriname. Ela viaja acompanhada do coordenador-geral de Relações Multilaterais do Ministério da Cultura, Eduardo Coelho.

É um encontro de trabalho que irá tratar sobre a destinação dos recursos do Fundo de Iniciativas Comuns; aprovar o texto da Declaração de Prevenção ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais e lançar uma série de novos projetos na área cultural, entre eles o ‘Expresso Sul', que trabalha com a produção de programas audiovisuais sobre festas nacionais e é coordenado pela Colômbia.
Os ministros vão discutir, também, as propostas e estratégias da Cultura na região e as formas de integração com os ‘Objetivos do Milênio', traçados pela ONU (Organização das Nações Unidas), além de aprovar o Plano de Ação do Conselho de Ministros de Cultura da UNASUL para 2014/2015 e apresentar o relatório do biênio anterior.  
O Conselho de Cultura da UNASUL é composto por ministros de 12 países sul-americanos (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela).
A UNASUL foi criada oficialmente em maio de 2008, com o propósito de construir um espaço de articulação entre os povos da América do Sul nas áreas social, econômica, política e cultural. Busca a manutenção da paz e da segurança na região e prioriza a inclusão social e a participação cidadã como instrumentos de fortalecimento da democracia e da soberania e independência dos Estados. O Suriname é o atual país sede da Secretaria-Geral  ProTempore  da organização.
(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário