domingo, 24 de agosto de 2014

SEPPIR - Edital para escolas públicas pretende combater desigualdade de acesso dos negros ao ensino.

[R7]
[R7] "Edital para escolas públicas pretende combater desigualdade de acesso dos negros ao ensino": Objetivo é apoiar a implementação de práticas igualitárias de gestão escolar no ensino médio.

Escolas públicas e organizações não governamentais de todo o Brasil com interesse na área da educação e superação das desigualdades raciais podem se inscrever até o dia 10 de outubro, pelo site http://www.baoba.org.br/ 

A realidade atual de estudos entre os jovens negros no Brasil evidencia desigualdades. Dados do Censo 2010 mostram que, a porcentagem de jovens de 15 a 17 anos cursando o ensino médio é de 55% entre os brancos e 41% entre os negros.

Entre os jovens de 18 e 19 anos, 47% dos brancos concluíram o ensino médio, enquanto somente 29% dos negros finalizaram essa etapa do ensino.

Pensando em colaborar para a mudança desse quadro, foi lançado na última terça-feira (19), no Museu Afro Brasil, em São Paulo, o edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra.

A iniciativa irá selecionar projetos de gestão escolar que busquem elevar os resultados educacionais dos jovens negros e negras no Brasil, como acesso, conclusão, frequência, rendimento escolar, acesso ao ensino superior e índices correlatos.

Escolas públicas e organizações não governamentais de todo o Brasil com interesse na área da educação e superação das desigualdades raciais podem se inscrever pelo site http://www.baoba.org.br/ até o dia 10 de outubro.

Serão considerados na seleção ações que promovam o envolvimento dos jovens e da comunidade e possam ser replicadas em outras escolas.

As solicitações de apoio deverão ter valor máximo de R$ 30 mil, o que não impede que o custo total do projeto, que deve ter duração máxima de 12 meses, seja maior e tenha financiamento de outras fontes.

No lançamento, especialistas que participam da realização do edital falaram sobre o tema. 

— Existe a história do negro só na escravidão, na condição de trabalhador subalterno e não como parte da formação do povo brasileiro. A luta é para que todas disciplinas escolares incorporem os conteúdos, e não apenas em arte, história e língua portuguesa, disse Valter Silvério, professor da Universidade Federal de São Carlos, uma das idealizadoras do edital.

— O sistema escolar ‘expulsa’ a criança negra, por isso a gestão escolar é fundamental. A escola tem que dar apoio, acolher e fortalecer o jovem, completou Cida Bento, diretora executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, que colabora na iniciativa.

O edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra é fruto de uma parceria entre a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o Fundo Baobá e o Instituto Unibanco, com a colaboração técnica do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades).
Foto - R7.

"Edital para escolas públicas pretende combater desigualdade de acesso dos negros ao ensino": Objetivo é apoiar a implementação de práticas igualitárias de gestão escolar no ensino médio.
Escolas públicas e organizações não governamentais de todo o Brasil com interesse na área da educação e superação das desigualdades raciais podem se inscrever até o dia 10 de outubro, pelo site http://www.baoba.org.br/
A realidade atual de estudos entre os jovens negros no Brasil evidencia desigualdades. Dados do Censo 2010 mostram que, a porcentagem de jovens de 15 a 17 anos cursando o ensino médio é de 55% entre os brancos e 41% entre os negros.
Entre os jovens de 18 e 19 anos, 47% dos brancos concluíram o ensino médio, enquanto somente 29% dos negros finalizaram essa etapa do ensino.
Pensando em colaborar para a mudança desse quadro, foi lançado na última terça-feira (19), no Museu Afro Brasil, em São Paulo, o edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra.
A iniciativa irá selecionar projetos de gestão escolar que busquem elevar os resultados educacionais dos jovens negros e negras no Brasil, como acesso, conclusão, frequência, rendimento escolar, acesso ao ensino superior e índices correlatos.
Escolas públicas e organizações não governamentais de todo o Brasil com interesse na área da educação e superação das desigualdades raciais podem se inscrever pelo site http://www.baoba.org.br/ até o dia 10 de outubro.
Serão considerados na seleção ações que promovam o envolvimento dos jovens e da comunidade e possam ser replicadas em outras escolas.
As solicitações de apoio deverão ter valor máximo de R$ 30 mil, o que não impede que o custo total do projeto, que deve ter duração máxima de 12 meses, seja maior e tenha financiamento de outras fontes.
No lançamento, especialistas que participam da realização do edital falaram sobre o tema.
— Existe a história do negro só na escravidão, na condição de trabalhador subalterno e não como parte da formação do povo brasileiro. A luta é para que todas disciplinas escolares incorporem os conteúdos, e não apenas em arte, história e língua portuguesa, disse Valter Silvério, professor da Universidade Federal de São Carlos, uma das idealizadoras do edital.
— O sistema escolar ‘expulsa’ a criança negra, por isso a gestão escolar é fundamental. A escola tem que dar apoio, acolher e fortalecer o jovem, completou Cida Bento, diretora executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, que colabora na iniciativa.
O edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra é fruto de uma parceria entre a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o Fundo Baobá e o Instituto Unibanco, com a colaboração técnica do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades).

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