quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Carta aberta à Presidenta Dilma sobre a Sociologia no Ensino Médio.

Prezada Presidenta,

Sou Presidente da Federação Nacional dos Sociólogos - FNS e, recentemente por conta de uma declaração de Vossa Excelência no Jornal Bom dia Brasil da TV Globo, as categorias dos Sociólogos e Professores de Sociologia/Ciências Sociais entraram em desespero. 

A referida declaração indicava indiretamente para a exclusão das disciplinas de sociologia e filosofia do currículo das escolas de sociologia e filosofia do ensino Médio espalhadas pelo país. 

Com efeito a Lei 11.684/2008 que reintroduz, após cerca de 40 anos, a Sociologia e Filosofia no Ensino Médio é fruto de uma luta árdua das entidades sindicais, científicas e um clamor da sociedade por matérias reflitam o cotidiano do cidadão e o exercício da cidadania. 

Com efeito, especialmente sociologia/ ciências sociais, visa uma formação que privilegia a construção da cidadania a despeito da atual formação instrumental, utilitarista e individualista que apregoa única e exclusivamente o sucesso individual.

Vale salientar, que os conhecimentos e métodos da sociologia/ciências sociais servem para obter um diagnóstico eficiente nas pesquisas sociais e de opinião.

Como fruto do não reconhecimento do profissional de sociologia/ciências sociais, vimos Institutos de Pesquisas burlando e ou apresentando falhas na apresentação das pesquisas eleitorais. 

Sem contar, a necessidade de qualificar os trabalhos técnicos do próprio governo como foi o caso da PNAD do IBGE e pesquisas do IPEA. 

Desta forma, solicitamos especial atenção de Vossa Excelência no que diz respeito a manter e estender as matérias/disciplinas em questão para fomentar a formação cidadã do trabalhador brasileiro com as questões que envolvem: bullyng, sexismo, igualdade racial, meio ambiente/sustentabilidade e outas.


Sem mais,

Obrigado pela atenção.


Ricardo Antunes de Abreu - Presidente da Federação Nacional dos Sociólogos - FNS.

Postado no dia 24 de outubro de 2014 no blog da Presidenta Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário