sábado, 18 de julho de 2015

Manaus, já registra mais de 20 assassinatos nas ultimas 24 horas, tudo começou com a morte de um sargento da Policia Militar....

Manaus/AM - Por volta das 14h40 desta sexta-feira, 17, policial militar foi ferido a bala durante tentativa de assalto à agência bancária do Bradesco localizada na avenida Leopoldo Péres, no Educandos, zona Sul.




Afonso Camacho prestava serviço na escola da PM no Grande Vitória

Os assaltantes tentaram fugir em um VW Gol, preto, de placas JXQ-1866, após alvejarem o sargento PM Afonso Camacho Dias. O carro foi localizado no Morro da Liberdade, mas ainda não há informações sobre os assaltantes.

Depois do assalto multidão se aglomerou nas proximidades do banco

Há informações de que o militar teria sacado certa importância em dinheiro e um a mulher o teria apontado aos assaltantes que tentaram fazer o roubo, mas o Camacho reagiu.



A morte do militar foi confirmada pelo grupo da PM no WhatsApp, ele prestava serviço na escola da PM do bairro Grande Vitória, zona Leste.

18/07/2015 11h13 - Atualizado em 18/07/2015 13h33.


.................................................................................................

Manaus registra 20 assassinatos por arma de fogo em menos de 12 horas  -  IML trabalha em etapas para conseguir liberar corpos de vítimas. Secretaria de Segurança vê coincidências após morte de PM na sexta.


Jamile Alves e Diego Toledano - Do G1 AM.FACEBOOK

Diego da Silva Lira, 18 anos, uma das vítimas (Foto: Arquivo de família)
Diego da Silva Lira, 18 anos, uma
das vítimas (Foto: Arquivo de família)

A capital do Amazonas registrou a noite e madrugada mais violentas do ano de 2015. Entre 22h30 de sexta-feira (17) e 09 horas de sábado, o Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção de 20 corpos das ruas de Manaus

Todos os crimes foram cometidos com arma de fogo. Na sede do IML, a movimentação de parentes das vítimas começou desde o fim da noite de sexta. O trabalho no órgão está sendo realizado por etapas, para possibilitar a liberação dos corpos.

Ao G1, o secretário de Segurança do Amazonas, Sérgio Fontes, disse achar o elevado número de homicídios uma "estranha coincidência após a morte de um policial militar na sexta". A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizará reunião neste sábado com a participação das polícias Civil e Militar do estado.

Segundo a diretora do IML, Maria Margarete Vidal, o trabalho no instituto está sendo intenso desde a madrugada. "Estamos tendo um cuidado de operação, pois foge da rotina essa situação de tantos homicídios na virada de plantão", afirmou.

Por volta das 08h30 deste sábado, a equipe de legistas deu início à segunda etapa de trabalhos no instituto, para possibilitar a liberação de outros corpos a famílias.

Familiares de vítimas lotaram o IML na manhã deste sábado (17) (Foto: Jamile Alves/ G1 AM)Familiares de vítimas lotaram o IML na manhã deste sábado (17) (Foto: Jamile Alves/ G1 AM)

A movimentação de parentes de vítimas aumentou a cada hora que passava desde o fim da noite de sexta. Um dos mortos foi Frank Silva Almeida, de 20 anos. Segundo a tia dele, que não quis se identificar, o autonômo estava na esquina da rua Belford Roxo, Bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, na companhia de um amigo. Um carro modelo corsa parou em frente a dupla, e um homem atirou contra o sobrinho dela.

Jhonatan Nobre Aguiar, 23 (Foto: Arquivo de família)
Jhonatan Nobre Aguiar, de 23 anos, morreu na
companhia de Diego da Silva
(Foto: Arquivo de família)

"Não temos noção do que aconteceu, pois ele não tinha antecedentes criminais. Meu sobrinho foi morto com quatro tiros no peito, um na nádega e um em uma das pernas. Disseram pra gente que ele morreu à meia-noite de hoje", disse a tia.

Um duplo homicídio ocorreu na Rua Dr. Gama e Silva, no bairro Zumbi dos Palmares I, na Zona Leste. Conforme a família, o crime aconteceu por volta de meia-noite e meia. As vítimas, Diego da Silva Lira, 18 anos, e Jhonatan Nobre Aguiar, 23, estavam sentadas na calçada, quando quatro homens encapuzados saíram de um veículo modelo celta de cor preta e fizeram os disparos contra a dupla. Diego foi atingido com 5 tiros e morreu no local. Jhonatan chegou a ser levado pelo SAMU ao HPS João Lúcio, mesma zona dos crimes, mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade.

A esposa de Jhonatan declarou que a vítima era uma pessoa sem ficha criminal. "Ele era um homem de bem. Era amigo do Diego há uns 5 anos. Moravam um perto do outro. Não sabemos o que aconteceu", declarou a esposa de Jhonatan."Ele tinha acabado de voltar da igreja e costumava sempre ficar lá [local do assassinato] sentado, conversando. Nem ele nem o Jhonatan tinham antecedentes criminais, nada que comprometa eles. As famílias estão sem consolo", disse um parente da vítima sem se identificar.

Em entrevista ao G1, o titular da SSP-AM, Sérgio Fontes, disse achar o elevado número de homicídios uma "estranha coincidência após a morte de um policial militar", nesta sexta-feira (17). "Esse excesso de mortes é muito constrangedor para a segurança pública. O que pode acontecer é que alguns policiais militares tenham partido para uma vingança", explicou. "Você não vai encontrar hipocrisia da minha parte. É, sim, suspeito que essas mortes sejam uma retaliação, indevida e irresponsável após a morte de um PM", disse.

O secretário declarou ainda que marcou uma reunião para este sábado (18) com o titular da DEHS, Ivo Martins, o delegado geral, Orlando Amaral, e comandantes da Polícia Militar. Segundo ele, o encontro resultará na linha de atuação da pasta para investigar uma possível conexão entre os crimes.

"Vamos dar prioridade a esses eventos. Só após a reunião vou ter uma ideia do que aconteceu e do que nós vamos fazer. Dessa forma, me resguardo o direito de ter um entendimento mais apropriado depois que eu me reunir com os comandantes e que as investigações estiverem concluídas", informou.

Por meio de nota, a assessoria da Polícia Civil informou que, por determinação do delegado geral, Orlando Amaral, as Delegacias Especializadas  em Homicídios e Sequestros (DEHS)  e Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) iniciaram a investigação dos homicídios.

Os endereços dos crimes divulgados até o momento, por meio de registros no IML, indicam que as mortes ocorreram em diferentes zonas e bairros da capital.

Horários de homicídios, entre sexta e sábado, e locais divulgados
Fim da noite de sexta (horário não informado e corpo removido na manhã de sábado) - Ramal Colônia Tapajós (antigo Prainha) - Santa Etelvina - Zona Norte
22h30 - Rua São Marçal - Compensa 2 - Zona Oeste
23h - Rua Resende - Zumbi I - Zona Leste
23h30 - Rua Gabriel Gonçalves - Aleixo - Zona Centro-Sul
23h45 - Rua Cardoso Nunes - São Francisco - Zona Sul
00h - Rua Belford Roxo - Jorge Teixeira - Zona Leste
00h30 - Rua G - Armando Mendes - Zona Norte
00h30 - Rua Dr. Gama e Silva - Zumbi I - Zona Leste
00h30 - Rua Dr. Gama e Silva - Zumbi I - Zona Leste
01h - Rua Lauro Bittencourt- Santo Antônio - Zona Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário