sábado, 17 de outubro de 2015

Bielorrússia - Resultado final confirma vitória eleitoral do atual presidente no poder desde 1994.

Resultado de imagem para presidente bielorrusso
Foto - presidente Alexander Lukashenko

Minsk, 16 out (Prensa Latina) - A Comissão Central Eleitoral da Bielorrússia confirmou hoje a contundente vitória do presidente Alexander Lukashenko, reeleito com 83,5 por cento dos votos nas eleições do dia 11 de outubro.  

Lukashenko ganhou as presidenciais para seu quinto mandato consecutivo, desde 1994, com uma vantagem considerável do segundo candidato, a ativista opositora do movimento Di la Verdad, Tatiana Korotkevich, que obteve menos de cinco por cento de apoio eleitoral. Os candidatos Serguei Gaidukevich e Nikolai Ulajovich congratularam o Presidente por esse triunfo que consideraram convincente, mas Korotkevich não reconheceu os resultados e anunciou que questinará o resultado do organismo eleitoral superior.

Durante o encontro realizado nesta sexta-feira com seu homólogo russo, Vladimir Putin, nos prédios da cúpula de alto nível da Comunidade de Estados Independentes, no Cazaquistão, Lukashenko agradeceu o apoio do presidente e ao povo bielorrusso por sua reeleição.

Putin, por sua vez, convidou o dirigente bielorrusso a discutir em Moscou assuntos das relações bilaterais e reiterou a vontade da Rússia de continuar aprofundando o mecanismo de interação do Estado Unificado e os vínculos de integração regional.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, declarou que a questão de uma possível base aérea russa situada em território bielorrusso não foi destaque nas conversas dos governantes.

mgt/oda/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário