quinta-feira, 30 de março de 2017

Câmara rejeita PEC que permite cobrança de pós-graduação em universidades públicas. Veja como votaram os Deputados Maranhenses.



Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Faltaram quatro votos para PEC ser aprovada

O plenário da Câmara rejeitou a proposta de emenda à Constituição (PEC 395/14), do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que permite às universidades públicas cobrar pela pós-graduação lato sensu. Para ser aprovada, a matéria precisava do apoio de pelo menos 308 deputados. Entretanto, durante a votação do segundo turno da matéria, realizada nesta quarta-feira (29), apenas 304 parlamentares foram a favor da proposta. Outros 139 deputados votaram contra a PEC. Agora, a proposta segue para o arquivo.
O texto votado é o substitutivo da comissão especial, aprovado em primeiro turno pelo plenário da Casa em fevereiro de 2016. Na ocasião, um destaque aprovado retirou a possibilidade de cobrança pelo mestrado profissional. Algumas universidades públicas já cobram por cursos de especialização, mas a cobrança foi questionada na Justiça com base no princípio constitucional da educação pública gratuita. A PEC tinha o objetivo de encerrar a disputa judicial para autorizar as universidades a cobrar pelos cursos de extensão e especialização.
Para Glauber Braga (Psol-RJ), caso fosse aprovada, a PEC seria o primeiro passo para o fim do ensino público gratuito no Brasil. Ele lembrou que a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, defendeu nesta semana a cobrança de mensalidades nas universidades e nos institutos federais.
VEJA COMO VOTARAM OS DEPUTADOS DA BANCADA MARANHENSE:

55a. LEGISLATURA
TERCEIRA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA Nº 053 - 29/03/2017
Abertura da sessão: 29/03/2017 15:35
Encerramento da sessão: 29/03/2017 20:35
Proposição: PEC Nº 395/2014 - PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO - SEGUNDO TURNO - Nominal Eletrônica
Início da votação: 29/03/2017 16:42
Encerramento da votação: 29/03/2017 18:04.





Somente 05 (cinco) dos 15 (quinze) presentes a Sessão votaram contra a cobrança de pós-graduação em universidades públicas.

1 - André Fufuca - (PP).
2 - Julião Amin - (PDT).
3 - Rubens Pereira Junior - (PC do B).
4 - Waldir Maranhão - (PP).
5 - Zé Carlos - (PT). 

ParlamentarPartidoBlocoVoto
Maranhão (MA)
Aluisio MendesPTNPpPtnPhs...Sim
André FufucaPPPpPtnPhs...Não
Eliziane GamaPPS Sim
Hildo RochaPMDB Sim
João Marcelo SouzaPMDB Sim
José ReinaldoPSB Sim
Julião Amin CastroPDT Não
Junior MarrecaPEN Sim
Juscelino FilhoDEM Sim
Luana CostaPSB Sim
Pedro FernandesPTBPtbProsPslSim
Rubens Pereira JúniorPCdoB Não
Victor MendesPSD Sim
Waldir MaranhãoPPPpPtnPhs...Não
Zé CarlosPT Não
Total Maranhão: 15 
Link: http://www.camara.leg.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=7448&numLegislatura=55&codCasa=1&numSessaoLegislativa=3&indTipoSessaoLegislativa=O&numSessao=53&indTipoSessao=E&tipo=uf


Nenhum comentário:

Postar um comentário