quinta-feira, 1 de março de 2018

Reunião no MPMA discute ampliação do programa de valorização da vida.

Programa de Valorização da Vida foi tema de reunião.
Em continuidade ao programa interinstitucional “Juntos pela Valorização da Vida”, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOp/DH), foi realizada nesta quarta-feira, 28, na sede da Procuradoria Geral de justiça, uma reunião com representantes de entidades parceiras.

O principal ponto debatido foram as ideias para ampliar as ações da campanha para todo o estado.

A coordenadora do CAOp/DH, procuradora de justiça Sandra Alves Elouf, presidiu a reunião, que contou também com a participação do vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, que falou da proposta de implantação do Centro de Valorização da Vida no município.

Lançado pelo Ministério Público do Maranhão, em setembro de 2017, em São Luís, o programa tem como um dos objetivos principais a conjugação de esforços, entre órgãos públicos e sociedade organizada, em favor da prevenção ao suicídio.

Como medida concreta para o enfrentamento do problema, Sandra Elouf defendeu a necessidade de implantação de políticas públicas, que preveja, entre outras medidas, a criação de centros de referência especializados em saúde mental em todas as regionais de saúde, com foco na prevenção ao suicídio e acompanhamento de pessoas com familiares que já tenham se suicidado.

“Precisamos de uma ação mais articulada para trabalhar esse tema tão complexo. Hoje ninguém sabe para onde encaminhar a pessoa com sinais de que pretenda recorrer ao suicídio. Por isso, há a necessidade de políticas públicas mais eficazes nessa área”, comentou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos.

Ao final do encontro, ficou acertada a convocação de uma reunião ampliada com a participação da direção do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), quando serão debatidas propostas para levar a temática para todo o Maranhão.

Redação e fotos: José Luís Diniz (CCOM-MPMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário