sexta-feira, 18 de maio de 2018

Corrupção praticada por agentes públicos serão discutidas no Maranhão.

Os crimes contra a administração pública serão tema de debate durante o III Seminário de Improbidade Administrativa e Crimes contra a Administração Pública, que será realizado no dia 21 de maio (segunda-feira), no auditório do Fórum de São Luís (Calhau), pelos integrantes do projeto “Maranhão Contra a Corrupção”.
O evento, aberto ao público, terá início às 9 horas e reunirá cerca de 250 inscritos, entre servidores e magistrados do TJMA, representantes MPMA, delegados das Polícias Federal e Civil, comunidade jurídica e acadêmica e a população em geral.
“O objetivo é uniformizar o entendimento sobre o tema, fortalecer o debate em questões práticas e discutir a legislação pertinente; sempre respeitando a área de atuação de cada órgão do sistema responsável pelo julgamento dos crimes de improbidade”, adianta o juiz Marcelo Santana, que integra a organização do evento.
No seminário, diversas entidades que atuam na prevenção e combate da improbidade administrativa discutirão a adoção de medidas contra a corrupção praticada por agentes públicos estaduais em todos os níveis. A programação tem o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e outras instituições, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).
Os paineis abordarão sobre os temas: Foro privilegiado e trânsito em julgado da sentença penal – o futuro das medidas concretas de combate à corrupção, Colaboração premiada: aspectos teóricos e práticos da lei n 12.850/2013 e Lavagem de dinheiro – aspectos práticos e o Controle da legitimidade do gasto público; com abordagem atualizada e ministrados por especialistas locais e nacionais. (Veja, abaixo, a programação completa).
MUTIRÃO – Após o seminário, terá início um mutirão de julgamento de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, que acontecerá no período de 22 de maio a 1º de junho.
“A força-tarefa seguirá enunciados propostos durante o seminário, que nortearão a atuação da Justiça, Polícias, Ministério Público e Tribunal de Contas na condução das ações criminais envolvendo gestores de órgãos públicos do Estado”, explica Santana.
MARANHÃO CONTRA A CORRUPÇÃO – Sem vínculos institucionais, o projeto Maranhão Contra a Corrupção é coordenado por um grupo de juízes, promotores, delegados de polícia e procuradores de justiça que, em 2016, resolveram se unir para incentivar medidas de prevenção e responsabilização de agentes públicos envolvidos em corrupção no Maranhão.
Em 2016, durante as duas semanas do mutirão de audiências, mais de 1,5 mil processos foram movimentados, com 216 sentenças proferidas, além de milhares de movimentações processuais. No início de 2017, 74 unidades jurisdicionais se integraram ao projeto, proferindo centenas de sentenças judiciais relativas a ações de improbidade administrativa.
As práticas desenvolvidas estão inscritas para concorrer ao Prêmio Innovare 2018 – que premia ações inovadoras que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
Também são parceiros institucionais do projeto a Associação dos Magistrados (AMMA), Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Escola Superior do Ministério Público e Ministério Público de Contas.
PROGRAMAÇÃO
III SEMINÁRIO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DATA: 21/05/2018
LOCAL: Auditório do Fórum de São Luís (Calhau)
8h30: CREDENCIAMENTO
9 horas – ABERTURA – Palestra – “FORO PRIVILEGIADO E TRÂNSITO EM JULGADO DA SENTENÇA PENAL: O FUTURO DAS MEDIDAS CONCRETAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO”, ministrada pelo Juiz Federal Roberto Veloso (Presidente da AJUFE);
11 horas – Palestra – “COLABORAÇÃO PREMIADA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA LEI N 12.850/2013″ – ministrada pelo Promotor de Justiça Fabrício José da Fonseca Pinto (MPMG);
14h30 –Palestra – “CONTROLE DA LEGITIMIDADE DO GASTO PÚBLICO”, ministrada pelo Conselheiro Caldas Furtado (Presidente do TCE/MA);
16 horas – PLENÁRIA E VOTAÇÃO DOS ENUNCIADOS.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Hildo Rocha faz homenagem póstuma a Cafeteira e Nonato Dentista.


O deputado federal Hildo Rocha fez, na tribuna da Câmara Federal, um pronunciamento em homenagem póstuma ao ex-senador Epitácio Cafeteira e ao ex-prefeito de Arame, Nonato Dentista.
Rocha ressaltou que Epitácio Cafeteira conseguiu ser fiel ao slogan que adotou durante toda a sua vida política: Prometeu e Cumpriu.
“O Maranhão perdeu dois grandes líderes políticos, Cafeteira  que foi bom governador, excelente Senador e que ajudou muito a população maranhense”,disse o deputado.
O legado de Nonato Dentista.
Hildo Rocha destacou ainda o esforço do ex-prefeito Nonato Dentista que culminou na criação do município de Arame.
“Nonato Dentista era  um grande líder político, foi deputado estadual e prefeito por três ocasiões. Ele gostava de ajudar a todas as pessoas que lhe procuravam. Lutou muito pela criação do município de Arame e muito contribuiu para o desenvolvimento daquela cidade”, lembrou o parlamentar.

Flávio Dino, pré-candidato à reeleição ao governo do Maranhão sofre representação por propaganda eleitoral antecipada.


Imagem: MPF

Para o MP Eleitoral, Flávio Dino de Castro e Costa teria descumprido regulamentação de propaganda eleitoral durante evento do Partido Solidariedade (SD).

O Ministério Público Eleitoral no Maranhão protocolou, nessa terça-feira (15), no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/MA), representação contra Flávio Dino de Castro e Costa, atual governador do estado e pré-candidato à reeleição em 2018, por supostamente ter realizado propaganda eleitoral antes do prazo de 16 de agosto, estabelecido no artigo 2º da Resolução TSE nº 23.551/2017.

Para o Ministério Público Eleitoral, Flávio Dino teria realizado propaganda eleitoral antecipada ao pedir explicitamente votos para si e para outros pré-candidatos às eleições de 2018 durante um evento do Partido Solidariedade (SD), realizado no auditório do "Rio Poty Hotel", no dia 12 de maio.

Ao mencionar a presença da pré-candidata Helena Maria Duailibe Ferreira, que foi muito aplaudida por seus apoiadores, Flávio Dino comentou: "Espero que todos vocês transformem isso em voto, viu? Claro que não só pra Helena… Vocês lembrem do cristão que tá aqui, também. Do Aldo e de todo mundo". Para o MP Eleitoral, o trecho pode configurar propaganda eleitoral antecipada, com explícito pedido de voto em benefício próprio, bem como em favor dos pré-candidatos Helena Maria Duailibe Ferreira e José Aldo Rebelo Figueiredo.
Segundo o procurador Pedro Henrique Castelo Branco, é possível notar ainda que o pedido de votos realizado durante o evento, aberto ao público, dirigiu-se à população em geral, não se tendo limitado ao âmbito intrapartidário, de acordo com muitos vídeos que circulam na internet e com a própria transmissão ao vivo na conta de Flávio Dino na rede social Instagram.
A partir disso, o Ministério Público Eleitoral, requer que seja aplicada multa prevista no artigo 4º da Resolução TSE nº 23.551/2017, entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.
Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no Maranhão - Tel.: (98) 3213-7137 - E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br - Twitter:@MPF_MA.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

OLINDA NOVA DO MARANHÃO - MPMA aciona Câmara Municipal por regularização do Portal da Transparência.


A Promotoria de Justiça de Olinda Nova do Maranhão ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Câmara Municipal do Município e o seu presidente, Roberval Costa Amaral. 

O objetivo é obrigar o Legislativo Municipal a regularizar e manter atualizado o seu Portal da Transparência. Um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público constatou que, apesar de ter o portal, a Câmara não o alimenta com os dados necessários.

O tema já havia sido tratado em Recomendação encaminhada em fevereiro de 2016. No entanto, diversas verificações realizadas pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle e pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOp-ProAd) constataram a falta de informações básicas exigidas pela Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000).

Entre os itens ausentes estão informações sobre processos licitatórios recentes, contratos firmados, folha de pagamento dos servidores e a respeito da contabilidade da Câmara de Vereadores. “Não há razão para, em um Estado Democrático de Direito, se ocultar dos cidadãos os assuntos que a todos interessam, daí a necessidade de utilizar instrumentos para garantir a transparência de gestão, disponibilizando informações sem a necessidade de prévia requisição”, observa, na Ação, o promotor de justiça Lindomar Luiz Della Libera.

O membro do Ministério Público enfatiza que a lei complementar n° 131/2009, que alterou a Lei de Responsabilidade Fiscal, deu prazo de quatro anos para que os órgãos públicos de municípios com até 50 mil habitantes colocassem em pleno funcionamento os seus Portais da Transparência. Esse prazo terminou, portanto, em 27 de maio de 2013.

O Ministério Público requer que a Justiça determine, em medida Liminar, a divulgação e disponibilização do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Olinda Nova do Maranhão no prazo máximo de 15 dias úteis, observando as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação.

O Legislativo Municipal também deverá garantir a alimentação contínua do Portal. Em caso de descumprimento de qualquer dos itens da decisão, foi pedida a aplicação de multa diária de R$ 5 mil, a ser paga pessoalmente pelo presidente da Câmara, Roberval Costa Amaral.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

Eleiçoes 2018. MPF/MA divulga medidas para garantir o percentual de cota de gênero pelos partidos políticos.

Imagem: MPF
Foi divulgada portaria que determina a abertura de um procedimento administrativo para observar o cumprimento da lei que diz respeito ao percentual de cota de gênero dentro dos partidos políticos.
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) expediu a portaria nº 83/2018 que tem por objetivo instaurar um procedimento administrativo, com prazo de um ano, para acompanhar o cumprimento do percentual de cota de gênero pelos partidos políticos do Maranhão nos registros de candidaturas.
Para o procurador Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco, é dever do Ministério Público Federal defender a ordem jurídica e a portaria busca o pleno exercício do que está disposto no artigo 10, inciso 3º da Lei nº 9.504/97, que determina que cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.
A partir disso, foi expedida Recomendação aos diretórios estaduais de partidos políticos do Maranhão, indicando que, durante o pleito eleitoral de 2018, devem ser dotadas medidas que assegurem o fiel cumprimento da cota de gênero nos requerimentos de registros de candidatura, bem como nos percentuais do Fundo Partidário, destinados ao financiamento das candidaturas femininas. Caso aconteça o desatendimento, haverá também a adoção de medidas judiciais para corrigir as ilegalidades e promover as responsabilidades configuradas.
 Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no Maranhão - Tel.: (98) 3213-7137 - E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br - Twitter:@MPF_MA.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Deputado Wellington denuncia na Polícia Federal, MPF e MPE superfaturamento na Beira Rio em Imperatriz.

Foto - Wellington do curso.
Na tarde desta segunda-feira, 14, o deputado estadual Wellington do Curso formalizou representação para que seja investigado o possível superfaturamento da obra da “Beira Rio” em Imperatriz, que já apresentou diversos problemas estruturais desde sua inauguração. O documento foi encaminhado à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual para que adotem as devidas providências.
Wellington solicitou em dezembro de 2017 que fossem encaminhadas cópias de todos os projetos arquitetônicos e estruturais da Beira Rio e as razões de sua modificação, todas discriminadas financeiramente, mas até o presente momento o Governo não forneceu as informações.
“Solicitamos as informações em dezembro de 2017, mas até o presente momento o Governo não encaminhou. Eles gastaram mais dinheiro do que o previsto e inauguraram uma obra muito inferior do que foi prometido. E ainda demoraram mais de 01 ano para concluir. Não se pode fazer de qualquer jeito. Não se pode fazer só por fazer e entregar sem responsabilidade. Flávio Dino entregou uma obra quase 3 vezes mais cara, com 1 ano de atraso e que causou muita reclamação em virtude da baixa qualidade da obra entregue. Solicitamos que as autoridades adotem as medidas cabíveis e, assim, ensinem Flávio Dino que recurso público não é dinheiro particular”, disse Wellington.
De acordo com o ofício encaminhado em dezembro de 2017, solicitava-se informação contendo as cópias dos contratos de reforma (revitalização) da Beira Rio em Imperatriz, o processo administrativo vinculado ao citado contrato, bem como o devido processo licitatório referente à reforma da obra em questão, além de planilha de custo da obra e origem especificada dos recursos utilizados, bem como cópias de todas as notas fiscais.

domingo, 13 de maio de 2018

As batalhas da comunicação no Brasil do pré e do pós golpe.


Com um balanço da falta de democracia na comunicação e nas mídias no país, uma crítica à política de comunicação dos governos petistas, que não conseguiram criar dispositivos legais para interromper o processo de oligopolização da mídia e quebrar o monopólio da Globo e dos grandes conglomerados de comunicação e nem consolidar dispositivos de democratização da comunicação, e um debate sobre os desafios e tarefas da comunicação pública, popular e independente depois do golpe de 2016, foi realizada em São Paulo, em 13 e 14 de abril, a Conferência “Vencer a Batalha da Comunicação”. Organizada pela Secretaria Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, a Conferência reuniu secretários de comunicação, assessores de mandatos parlamentares e jornalistas, blogueiros e ativistas da mídia independente.
A fala de Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social no governo Lula, no Ato Político Pela Democracia na Comunicação que encerrou o primeiro dia do evento, marcou o tom dos debates do dia seguinte. Martins fez uma dura crítica à incapacidade de, em treze anos de governo, não se ter construído políticas mais sólidas de democratização da comunicação e de quebra do monopólio dos grandes conglomerados da mídia. De certo modo houve uma aposta pragmática por parte dos governos petistas de que a Globo e etc. estariam com o governo, ou no mínimo não prejudicariam os processos democráticos. O ministro Paulo Bernardo, das Comunicações governo Dilma, chegou a afirmar que não se produz democratização da comunicação mudando as leis, esquecendo experiências históricas em que leis de comunicação e princípios de regulamentação produziram transformações significativas no campo da comunicação em outros países. Franklin Martins havia elaborado o projeto de Regulamentação dos Meios de Comunicação, que buscava mudar a legislação atual, favorece a concentração da produção e difusão da informação e a formação de oligopólios e de monopólios. Mas o projeto foi abandonado pelo ministro Paulo Bernardo, e a inércia deixou o espaço livre para o golpe parlamentar de 2016, que foi também jurídico e fortemente midiático. Alguns acreditam que a opção por não mexer no monopólio da comunicação foi um modo de adiar um golpe anunciado. Duas visões que convergem para uma questão: em 13 anos de governo popular, os oligopólios continuaram crescendo, obtendo mais lucros com o negócio da informação e ganhando mais e mais poder no campo político.
A EBC e o marco regulatório da internet
Mas o campo democrático e popular ganhou alguns pontos na batalha da comunicação nos treze anos de governo Lula e Dilma. Entre eles a criação da Empresa Brasileira de Comunicação e a aprovação e formalização do Marco Civil da Internet, que foi resultado de um amplo processo de mobilização e participação da sociedade civil organizada em diferentes fóruns e que define o acesso igualitário à rede, impedindo o fatiamento a partir da comercialização de pacotes diferenciados, em que planos populares mais baratos restringiriam o acesso.
A criação da Empresa Brasileira de Comunicação foi fruto de um esforço conjunto de unificar emissoras e órgãos públicos de comunicação dispersos em um sistema público de comunicação, buscando também concretizar um princípio expresso na Constituição de 1988, de que a comunicação pública não pode se confundir com emissora do governo. Emissoras dispersas e com dificuldades de se manterem foram reunidas em torno da EBC. A TV, Brasil, em seus quase dez anos de atividade, chegou a se constituir em uma verdadeira alternativa ao lixo midiático veiculado pelas grandes emissoras de rádio e televisão, com programas em sua grande maioria concebidos e produzidos no Brasil, espaço para expressões culturais locais e regionais, periféricas e valorizando a diversidade, um jornalismo de qualidade e uma equipe de comentaristas que colocou em pauta grandes questões nacionais não pautadas pelos canais tradicionais. Tornou-se uma das maiores janelas para a veiculação de produções independentes do país, chegando a compor 20% de sua programação. Durante os processos do golpe de 2016, era uma das poucas emissoras, senão a única, que produzia conteúdos informativos e analíticos com alguma consistência, enquanto a Globo, descaradamente, convocava manifestações contra Dilma.
Um dos primeiros atos de Temer após o golpe de 2016 foi iniciar um acelerado processo de desmontagem da EBC. Em uma primeira Medida Provisória, em setembro de 2016, Temer atingiu a empresa justamente nos dispositivos que garantiam sua independência e autonomia em relação a governos: extinguiu o conselho de curadores e afastou o jornalista Ricardo Mello, diretor-presidente nomeado por quatro anos para o cargo. Medida declarada ilegal pelo STF, obrigando o golpista a voltar atrás e renomeá-lo. Em fevereiro de 2017 o Senado sela o desmonte, aprovando a Medida Provisória de Temer, aniquilando o projeto inicial da EBC e a possibilidade de uma comunicação pública independente no país.
Além de instrumentalizar e aparelhar uma empresa pública de comunicação para servir ao governo, as ações do governo golpista e do congresso que o ampara visam também atender aos interesses dos grandes conglomerados de comunicação, entre eles as Organizações Globo.
A comunicação no mundo neoliberal: produção de mais-valia e objetificação da pessoa
Quando um jovem clica curtindo uma postagem ou faz um comentário, ele pensa que está se divertindo, mas na verdade ele está produzindo mais-valia. “A garotada na rede, está tudo trabalhando, está tudo produzindo mais-valia, capital”.  Para a filósofa e professora da USP Marilena Chaui, é essa a relação que define hoje a mídia digital e fundamentalmente a internet.
A filósofa, que abriu os trabalhos do segundo dia da Conferência com uma densa fala sobre democracia, neoliberalismo e comunicação, considera que democracia é o “trabalho sócio-político do dissenso” e “ultrapassa o projeto liberal”. O mandato (e o poder) não pertence àquele que foi eleito, mas a quem o elegeu. A democracia seria assim o único regime político em que governante e poder não são idênticos.
Mas por que seria tão difícil a democracia no Brasil? A própria filósofa responde: por que o Brasil é estruturalmente antidemocrático e violento. Mas não se deve confundir violência com criminalidade, como faz a mídia. “Violência é tratar um ser humano, dotado de razão, vontade, sentimentos, como se fosse uma coisa.” É fazê-lo passar da condição de sujeito à condição de coisa. Em uma sociedade em que existe uma profunda carência das camadas populares e um exacerbado privilégio das camadas dominantes, é muito difícil a instituição de direitos.
A filósofa trouxe alguns fundamentos teóricos e conceituais para se compreender o contexto contemporâneo em que se discute democratização da comunicação: um contexto de enxugamento do espaço público e alargamento do privado, a burocratização da noção de política, de ascensão da ideologia meritocrática em detrimento da ideia de direito, e consequentemente a instauração do ódio como a dimensão subjetiva disso tudo: a violência e o ódio a todos esses “outros” que podem ameaçar o que se conseguiu “por mérito”: o migrante, os que questionam e falam em direitos.
Para Chaui, outra dimensão introduzida pelo neoliberalismo, consequência da falta de democracia na informação, é, como escreveu Christopher Lasch, a confusão entre o real e o crível. A “credibilidade” não seria mais dada pelo rigor dos dados, dos fatos apurados e checados, mas por quem fala, pela “personalidade confiável”, para citar uma fórmula de George Orwell. O que se tem a partir daí seria um jornalismo não mais informativo mas assertivo, uma confusão entre informação e mensagem, entretenimento e política.
A questão do controle das empresas de comunicação não seria mais esta ou aquela família. São setores do capital que controlam a mídia, bancos, donos de satélites… E no caso das tecnologias digitais, soma-se a isso a velocidade, a concentração da difusão e das informações. Ela pergunta: “Quem detém o controle dessa massa cósmica de informação?” Quem tem o poder sobre essa massa de informação do planeta? Chaui traz um exemplo comum ao jornalismo diário: a cobertura de uma tragédia, que atinge pessoas, as desaloja, provoca a morte de familiares e próximos. A pergunta do repórter é “Como você se sente?”. Toda possibilidade de um pensamento por parte daquele que viveu a experiência é descartada. Eu diria: outro processo de dessubjetivação, ou coisificação diria a filósofa, em que os sujeitos sofrem a violência simbólica e epistêmica de serem destituídos da possibilidade de pensar, refletir, criticar.
Com essa reflexão, que traduzi de modo rápido e um tanto esquemático acima, Marilena Chaui conclui mencionando as contradições com que a esquerda precisa se deparar em relação às redes sociais. Se parece haver um consenso de que elas são um instrumento impressionante de informação alternativa, de cobertura ao vivo, apenas com um celular, de eventos, mobilizações, movimentos culturais da periferia, ou seja de tudo que é invisível para a grande mídia, por outro lado há que se atentar para o modo como operam e são produzidas as redes sociais. 
Ela exemplifica: se em outros momentos se controlava todo o processo produtivo da informação alternativa, da produção do conteúdo à sua impressão, existiria hoje uma enorme alienação em relação ao modo de produção da informação digital. Existe um loteamento do campo eletromagnético e do ciberespaço em que o usuário (inclusive a esquerda, os movimentos sociais, ativistas, etc,) são mercadoria. Os usuários não têm nenhum domínio do objeto tecnológico de que se utilizam. Lidar com essas contradições é um dos grandes desafios de quem busca construir espaços alternativos e independentes de comunicação, e de produção e difusão de informações.
Os desafios da mídia democrática em tempos de golpe
O desmantelamento na prática do projeto de um sistema público de comunicação, representado pela EBC, que, apesar das resistências internas e externas vêm se tornando cada vez mais um espaço governamental e cada vez menos público, coloca novos desafios para o campo da comunicação democrática. Esse foi o eixo das oficinas temáticas que aconteceram na tarde do último dia da Conferência.
O primeiro dos desafios[1] é que a mídia independente é feita de muitos pequenos, as centenas de sites, páginas, blogues …, enfrentando poucos gigantes, os oligopólios da comunicação. No entanto, em alguns momentos pontuais as pesquisas de mancha de audiência da mídia independente mostraram uma aproximação em relação à mancha dos conglomerados. Com alguns sites e projetos como ponta de lança, entre eles a Mídia Ninja, com o seu “jornalismo em tempo real”. Ou a TVT, TV dos Trabalhadores, que capitaneou a cobertura dos atos e da vigília em São Bernardo, antes de Lula ser preso. A ponto de a mídia corporativa se alimentar das imagens produzidas pela TVT em seu noticiário. A questão colocada pelos participantes da Conferência foi como transformar em rotina esses grandes momentos de cobertura em que a mídia pig é batida em audiência, visualizações, audições etc. Se funciona de modo pontual, por que não funcionaria de modo mais sistemático?
O segundo desafio é o de como unificar essas forças dispersas em centenas de milhares de sites, blogues, páginas, em diferentes canais (face, twitter, instagram, youtube…), otimizando tempo e energia. Muitas vezes se tem, em relação a um evento, dezenas de pessoas fazendo a mesma reportagem, tirando as mesmas fotos, escrevendo textos parecidos, para saírem em diferentes páginas. Se por um lado a diversidade é super bem-vinda, por outro lado, organizar tudo isso ajudaria a potencializar tempo e energia, e ampliaria as possibilidades de cobertura da informação.
Um terceiro desafio é mais conceitual (um entre vários desafios conceituais): a mídia alternativa e independente se alimenta em grande parte de material produzido no calor dos acontecimentos, pelos próprios participantes, na maior parte das vezes usando seus celulares e seu próprio testemunho. Que perspectivas esse fenômeno traz para a democratização da comunicação? Que novas configurações entre política e comunicação ele instaura? Há várias pesquisadoras e pesquisadores  pensando essa questão pelo mundo, mas seria interessante elaborar isso em relação ao Brasil do pós-golpe, em que parece haver uma verdadeira explosão de disputas narrativas, de interpretação e de informação.
Por fim, se a EBC está temporariamente desativada em relação aos objetivos que a criaram, de democratização da informação e construção de um sistema público de comunicação, nada impede que esses princípios sejam realizados no campo da oposição e da esquerda. Para dar um exemplo, com a desfiguração do Fórum Nacional de Educação (FNE) pelo governo golpista, educadores, estudantes, ativistas preocupados com a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade decidiram se retirar coletivamente do FNE e criaram a FNPE (Frente Nacional Popular de Educação) e estão neste momento no processo preparatório da CONAPE (Conferência Nacional Popular de Educação). A CONAPE tem como eixos a defesa da educação pública e transformadora e a luta pela democracia.
Essa experiência pode ajudar a pensar uma alternativa ao esvaziamento da EBC e à dispersão que ainda vigora no campo da mídia independente, apesar de várias iniciativas no sentido inverso. A proposta de uma Rede Brasileira de Comunicação Popular (ou: independente, alternativa, a discutir) pode ser um caminho.
Ela não substituirá a EBC, que se propunha a ser uma rede de comunicação pública. Esse projeto permanece e para ser retomado é preciso o retorno da democracia ao país.
[1] Estou mencionando apenas alguns desses temas, há vários outros que não há como abordar neste curto espaço: a questão das notícias falsas (as fake news), das concessões de canais, das rádios comunitárias, da imprensa sindical, do financiamento da mídia independente, entre outros.
— Sônia Weidner Maluf é antropóloga, jornalista, professora titular da UFSC e pesquisadora do CNPq.