domingo, 18 de setembro de 2011

Fundação Palmares anuncia projeto em terreiros e quilombos no Maranhão

Em fim boas noticias para os quilombolas maranhenses, no ultimo dia 15 de setembro de 2011, foi anunciado pela Fundação Palmares a implantação de projeto em terreiros e quilombos no Maranhão.

O Maranhão será o primeiro estado a receber o projeto Cultura, Esporte e Lazer em Terreiros e Quilombos (CELTQ), uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares (FCP), em parceria com os Ministérios da Cultura e dos Esportes. 
 
O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Promoção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Palmares, Alexandro Reis, que esteve na Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) para apresentar os novos projetos da FCP com ações no Maranhão e articular as estratégias de mobilização juntos aos parceiros locais.

O projeto CELTQ vai promover atividades culturais articuladas com práticas esportivas e de lazer em comunidades tradicionais de terreiros e remanescentes de quilombos. Serão oferecidas atividades de futebol, xadrez, dama, capoeira, dança, teatro, música e contos literários, além de oficinas sobre Direitos e Cidadania. No período de dois anos, o projeto alcançará 1.350 comunidades quilombolas e de terreiros dos Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Em reunião com a secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, o diretor da Fundação Palmares garantiu o pioneirismo do Maranhão na realização das oficinas. Alexandre Reis acredita que em novembro as atividades sejam iniciadas no estado. Contudo, isso depende do levantamento da FCP sobre as comunidades e uma pesquisa qualitativa para elaborar as ações junto aos terreiros e quilombos.

“Estamos definindo recursos e metas, além de já termos iniciado as articulações para envolver as prefeituras nas ações. O progresso significativo da política de promoção da igualdade racial no Maranhão, hoje, é resultado das articulações que fazemos. Nesse sentido, a Seir é nossa grande parceira estratégica e principal articuladora da Fundação Palmares junto às comunidades negras rurais, gestões municipais e órgãos do estado.”, explicou Alexandro Reis.

Após a etapa de realização das oficinas, o projeto CELTQ vai realizar um encontro nacional com as comunidades que obtiveram os melhores desempenhos. O encontro será o momento oportuno de avaliar e revisar as ações do projeto e, assim, planejar as atividades de esporte, cultura e lazer para o ano de 2012 nos terreiros e quilombos do país.
 

Um comentário:

  1. Grupos de oposição se unem em Matões do Norte

    "Um evento acima das expectativas e um momento considerado histórico para a política de Matões do Norte" - foram as palavras mais proferidas pelos principais líderes de oposição do município de Matões do Norte, no momento em que estiveram reunidos na tarde/noite deste sábado (17), na Fazenda São Paulo.

    A reunião foi idealizada pelo vereador Joni Rocha, professor Gigi de seu Vá e pelo empresário/pecuarista Rui Maia. O evento, que inicialmente foi chamado de 1ª reunião do grupão de oposição de Matões do Norte, contou com a participação de nove partidos.

    Todos os representantes destes partidos se comprometeram a lutar, unidos, pela recuperação de Matões do Norte, começando com a sucessão municipal do próximo ano e eleger o maior numero de vereadores.

    Além dos idealizadores do evento, estavam presente o ex-vice-prefeito, Ademar Paiva, os ex-vereadores Graci, Alves Junior, Mauricio Maia e Florentino, lideranças sindicais, presidentes de associações, representantes das Igrejas, estudantes, comerciantes, lavradores, pecuaristas, prestadores de serviços e vários lideres políticos regionalizados. A próxima reunião já foi marcada para o próximo sábado (24), na residência do ex-vice-prefeito Ademar Paiva.

    ResponderExcluir