domingo, 30 de outubro de 2011

LULA E ALENCAR

Casa natal de LULA, Caetés - PE.
Casa natal de José de Alencar, Muriaé - MG.
[OBS deste blog ‘democracia&política’: Apesar de o texto abaixo ter sido escrito pela colunista já conhecida por seu radicalismo em prol do PSDB, e publicado em jornal “Folha de São Paulo”, também claramente maquiavélico batalhador há nove anos pela volta da direita ao poder com os demotucanos, achei-o interessante e oportuno, abstraindo-se dele algumas sutis e maliciosas ironias da jornalista, além das 'da vida' citadas no texto]

LULA E AS IRONIAS DA VIDA


“A vida tem dessas ironias: Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice-presidente, José Alencar Gomes (também) da Silva, tiveram trajetória muito semelhante. Meninos pobres, de famílias numerosas, saíram do interior e se transformaram em tudo que se transformaram.


Um, operário, líder sindical, militante contra a ditadura militar, deputado, presidente da República, uma das figuras mais prestigiadas no mundo neste século. O outro, empresário, líder patronal, a favor da "revolução de 1964", senador, vice-presidente da República. Lula, o primeiro presidente de esquerda.


Alencar, o vice-presidente de direita de um presidente de esquerda.


Lula e José Alencar tinham uma alma não gêmea, mas muito parecida. Gostavam de um bom "golo", como dizia Alencar com sorriso matreiro, gostavam de uma cigarrilha, de uma boa prosa sobre os velhos tempos e, claro, de falar de moças bonitas.


Tornaram-se, assim, não apenas presidente e vice, mas amigos, numa relação respeitosa e afetiva que transcendeu a política. Lula foi um dos grandes amigos de Alencar na reta final, dolorosa, difícil e, sobretudo, longa.


Lula, agora, sofre da mesma doença de Alencar: o câncer. Mas com uma diferença: enquanto o tumor do seu vice já começou implacável no estômago e no rim, impondo-lhe sucessivas metástases, o seu próprio parece ser localizado na laringe, tratável por quimioterapia e curável. O mundo e o país torcem ou rezam para isso.


A outra ironia foi o local: a laringe! Uma das forças de Lula é a voz, a imensa, impressionante capacidade de comunicação desse político inato que saiu de um casebre no interior do Nordeste e cativou o mundo. A voracidade política e as eleições municipais de 2012 serão decisivas para salvá-lo. Lula virou o que virou pela inteligência, o carisma e a voz. Ela não irá lhe faltar.”


FONTE:
escrito por Eliane Cantanhêde e publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz3010201104.htm) [imagens do Google, título e trecho inicial entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

MATERIA COPIADA DE : http://democraciapolitica.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário