sexta-feira, 22 de março de 2013

Seminário Cartografia Social, Mobilização e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais será realizado dias 21 e 22 em São Luis.


O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, realiza de 21 e 22 de março, no auditório do SESC/Olho D’Agua, em São Luis (MA) o Seminário “Cartografia Social, Mobilização e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais”. 

O evento, que reunirá pesquisadores, agentes sociais e representantes de movimentos sociais e identidades coletivas é um seminário parcial do projeto Mapeamento Social como Instrumento de Gestão Territorial contra o Desmatamento e a Devastação: Processo de Capacitação de Povos e Comunidades Tradicionais que está sendo desenvolvido, em nove estados da Amazônia, sob a coordenação do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.

No primeiro dia da programação, os participantes socializarão as experiências de mapeamento social na Amazônia, por meio de relatos de agentes sociais, pesquisadores e da apresentação dos resultados parciais da pesquisa. 

Além dos núcleos de Santa Inês/Imperatriz, Penalva, Viana e Pindoba (Maranhão), participarão representantes dos núcleos dos estados do Pará, Amapá e Manaus. 

No dia 22 de março, a partir das 8:00h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Estadual do Maranhão, será realizada a solenidade de lançamento do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia.

O programa, recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está sendo construído por meio de uma Associação Temporária entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Universidade Federal de Minas Gerais, com a participação de professores da Universidade Federal do Pará e da Universidade Estadual do Amazonas. 

A proposta inicial é a viabilização do curso de pós-graduação, nível Mestrado, em Cartografia Social e Política da Amazônia, que deverá ter início ainda em 2013.


Ainda na manhã do dia 22, acontecerá a Mesa Redonda: “Cartografia Social: implicações teóricas e abordagem interdisciplinar”, com a participação dos professores Alfredo Wagner B. de Almeida (UEA), Leonardo Avritzer (UFMG), Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA), atividade a ser coordenada pela professora Helciane Araujo (UEMA). 

Após os debates, será realizado o lançamento de livros e fascículos do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. 

A programação será concluída na tarde do dia 22, no auditório do SESC, onde os núcleos concluirão seus relatos e definirão os encaminhamentos para o ano de 2013.
Maiores Informações: gesea.maranhao@gmail.com Fone: 98 8182 3333.

Matéria publicada originalmente em: 

http://www.cultura.gov.br/culturaviva/seminario-cartografia-social-mobilizacao-e-direitos-dos-povos-e-comunidades-tradicionais-sera-realizado-dias-21-e-22-em-sao-luis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário