sexta-feira, 26 de julho de 2013

Associação Brasileira de Antropologia- ABA se manifesta contrária a formação em Ciências Sociais para lecionar Antropologia. Você concorda?

Neste mês de julho fomos surpreendidos com uma nota da Associação Brasileira de Antropologia- ABA, direcionada aos departamentos de Antropologia e de Ciências Sociais exigindo que seja abandonada a prática de se cobrar o diploma de graduação em Ciências Sociais nos editais de concurso para professor assistente ou adjunto em Antropologia. 

Faz-se importante salientar que os cursos de Ciências Sociais existem há décadas, formando profissionais que atuam legitimamente dentro da área da Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas, mesmo sem terem mestrado, doutorado e outros. 

A exigência da ABA fere os princípios que
regem a educação brasileira e, mais ainda, infringe os direitos de milhares de cientistas sociais, espalhados por todo o Brasil, de atuarem dentro das suas áreas de formação. Diante do exposto, exigimos um posicionamento da Associação, retificando a referida nota, que atinge toda a classe de cientistas sociais, minando um dos nossos espaços de atuação no mercado de trabalho.



Recomendação da ABA:
http://www.portal.abant.org.br/images/Noticias/11_Comissão_de_Educação_Ciência_e_Tecnologia_-_Sobre_Editais.pdfSerá que não vai ficar mais comum este tipo de fato?: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1292183-fazendeira-vira-antropologa-e-faz-laudos-contra-indios.shtml 


Caso não concorde com essa posição da ABA, assine o abaixo-assinado:http://www.avaaz.org/en/petition/Pela_exigencia_do_Bacharelado_em_Ciencias_Sociais_ou_Antropologia_para_concursos_na_area_de_Antropologia/?copy

Na fanpage, um leitor do Café com Sociologia levantou a seguinte questão:

 "Talvez fosse interessante observar o currículo dos responsáveis para ver a formação inicial deles. Se forem de outras áreas, fica explicado o posicionamento (Geldes C. Castro). 

Fizemos isso. Vejam em tire a sua conclusão do motivo de não quererem que seja exigido a graduação em Ciências Sociais.



Vejam quem são os membros da Associação Brasileira de Antropologia a qual quer por fim a exigência de graduação em Ciências Sociais/ Antropologia para contratação de professores do Magistério Superior:


Nenhum comentário:

Postar um comentário