Matéria publicada em 06 de janeiro do corrente ano pelo Jornal O Liberal de Belém do Pará, já alentava esta possibilidade, porém a certeza só veio com o cancelamento do Edital de construção da mesma junto ao Dnit no Pará, mesmo tendo os recursos assegurados na ordem de R$ 40 milhões, para o início das obras, fato consumado recentemente.
SUP. REG. DNIT PARÁ E AMAPÁ - Concorrência
Concorrência |
Número
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Data da Abertura
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Abertura Adiada
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Objeto
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0442/10-02 |
18/11/2010 às 09:00
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EDITAL SUSPENSO
Obras de Implantação e Pavimentação na Rodovia BR-308/PA, Trecho: Entr. BR-010(A)/ 316(A)(Belém) – Div. PA/MA, Lote 01: Subtrecho: Entr. BR-316(B)/PA-124/242 (Capanema) – Rio Piriá; Segmento: Km 203,27 – Km 239,27; Extensão: 36,00 km; e Lote 02: Subtrecho: Entr. PA-462 (Vila Patal) – Viseu; Segmento: Km 239,27 – Km 318,90; Extensão: 79,63 km. |
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0011/10-02 |
23/02/2010 às 15:00
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17/03/2010 às 09:00
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Execução, sob regime de empreitada a preços
unitários, dos serviços de Manutenção Rodoviária
(conservção/recuperação) na BR-316/PA, trecho: Entr.
BR-010(A)/308(A)(Belém) - Div. PA/MA, subtrecho: Entr.
BR-010(A)/308(A)(Belém) - Entr. PA-136/320 (Castanhal), segmento: km 0,0
- km 64,10, extensão: 64,10 km. LOTE ÚNICO
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0586/09-02 |
01/12/2009 às 09:00
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Serviços técnicos especializados de elaboração de
projeto executivo de engenharia para implantação e alargamento com
reforço de pontes na BR-308PA, trecho: Entroncamento
BR-010(A)/316(A)(SR-PA/AP) - Div. PA/MA, Subtrecho: Bragança (km 203,50)
- Entroncamento PA-102 (P/ São José do Gurupi)(km 280,20), segmento: km
206,07 – km 281,11, PNV: 308BPA0220 – 308BPA0250.
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0473/09-02 |
13/10/2009 às 09:30
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06/11/2009 às 09:30
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EDITAL REVOGADO
Contratação de empresa para execução,sob regime de empreitada a preço unitário,dos serviços de acessoria técnica e apoio ao gerenciamento das Obras do PAC,nos Estados do Pará e Amapá,na Rodovia BR-156/AP, Trecho Cachoeira de Santo Antonio-Brasil Guiana francesa(Fim Ponte Internacional)Sub Trecho Segundo Entronc.(P/AP)- Fronteira Brasil/Acesso ao Rio oiapoque.Segmento Km 578,2-Km 802,2-exten.224,0 Km;Rod.BR-163/PA trecho Div.MT/PA-Front.Brasil/Suriname,Sub Trecho Div.MT/PA - Entronc.PA-443(Belterra) Segmento Km 0, 0 ao Km 889,0, Ext.889,0 km;Rod. BR 230/PA, Trecho Div.TO/PA(Inicio Trav.Rio Araguaia)-Div.PA/AM(Palmares) Sub Trecho TO/PA(Inicio Trav.Rio Araguaia-Entronc.BR 163(A)(Rurópolis)segmento Km 0,0 ao km 971,1, Exten.971,1 Km. |
0126/09-02 |
25/05/2009 às 10:00
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Supervisão das Obras de Construção de Obras de Arte
Especial sobre o Rio Araguaia na BR-230/PA, trecho: Div. TO/PA - Div.
PA/AM, subtrecho: km 0,0 (Rio Araguaia) - Marabá, segmento: km 0,0 - km
0,90 (início e fim da travessia do Rio Araguaia), extensão: 0,90 km.
Jurisdição: UL de Marabá
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0411/08-02 |
22/05/2009 às 10:00
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Supervisão das obras de recuperação,reforço e
reabilitação (alargamento) de 11 pontes na br-222/PA, trecho: Div. MA/PA
(Rio Itinga) - Entr. BR-158/PA(Rio Bacajá), subtrecho: Rondon do Pará -
Marabá, segmento: 104,00 - km 232,02
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0120/09-02 |
24/04/2009 às 10:00
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30/04/2009 às 16:00
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Manutenção rodoviária (conservação/recuperação) da
BR-308/PA, trecho: Entroncamento BR-010(A)/316 (A)(SR/DNIT PA/AP -
BELÉM/PA) - Div. PA/MA, subtrecho: Entroncamento BR-316(B)/PA-124/242
(CAPANEMA/PA) - VISEU/PA,segmento: km 150,70 (308BPA0200), extensão:
168,20 km, Lote único.
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http://www1.dnit.gov.br/editais/consulta/editais_units.asp?modalidade=1
No Maranhão a Rodovia BR 308, nunca existiu de verdade, ela aqui é conhecida como Rodovia MA 101 que liga os Municípios de Carutapera, Luis Domingues, Godofredo Viana e Candido Mendes.
Leia a matéria do Jornal O Liberal abaixo:
Rodovia BR 308 pode ser estadualizada. Com o título Devolução, o Jornal O LIBERAL, Caderno Atualidades, Seção Opinião, Coluna repórter70, pagina 2, edição de 6 de janeiro de 2012, traz a seguinte notícia:
"O planalto está consultando o governo do Pará sobre a possibilidade de devolver a jurisdição estadual a responsabilidade pela BR-308, que liga Capanema a Viseu, desfazendo assim a federalização ocorrida há cinco, obra do então deputado Gerson Peres. Esta BR, também conhecida como Transoceânica,
faz parte da estratégia de ligar o Pará ao Maranhão, seguindo o traçado
da Costa Atlântica e reduzindo o percursos atual em cerca de 400 quilômetros".
A federalização da Rodovia BR 308, foi precedida de um minucioso estudo, para justificar a transferência de responsabilidade do Governo Estadual para a União.
Autor do projeto, o então deputado federal Gerson Peres, fez dessa luta uma de suas mais importantes bandeiras de luta no Congresso Nacional.
Nesses cinco anos vimos a aprovação de emenda parlamentar de autoria do
próprio deputado aprovada com votos da bancada paraense. Essa emenda,
destinava recursos para a construção da rodovia.
Segundo o próprio DNIT, o início dos trabalhos de pavimentação da rodovia carecia apenas da aprovação de um relatório de impacto ambiental. Havia recursos na ordem de R$ 40 milhões, para o início das obras.
Segundo o próprio DNIT, o início dos trabalhos de pavimentação da rodovia carecia apenas da aprovação de um relatório de impacto ambiental. Havia recursos na ordem de R$ 40 milhões, para o início das obras.
Porém, até os dias de hoje nada foi realizado de concreto e o povo das comuniddes que margeia a citada Rodovia passam anos após ano a literalmente se alimentando de poeira. Enquanto isso, nossas representações políticas passam anos e anos emgambelando esse povo.
Ficaremos na expectativa da resposta do governo estadual. Mas, posso até adiantar uma coisa. Não será surpresa nenhuma se isso acontecer, pois o que temos presenciado é a União ter agido como inimiga de nossa região. Creio que os recursos que o Governo Federal destina para nossa região a título de Bolsa Família, Brasil Carinhoso, Reservas Extratitivistas, entendem os senhores do planalto que isso já está de bom tamanho para nossos povo.
Quem anda por essa rodovia já está acostumado. No verão é poeira e no inverno é lama.
Nossos políticos, que viajam e veículos que são pagos com recursos do erário público, quando não nos visitam em seus possantes veículos, dotados de toda a melhor tecnologia (ar condicionado, GPS, veículos traçados, etc), não se importam nem um pouquinho com o povo que vive comendo peira e lama.
Isso quando não nos afrontam chegando até nós em possantes helicópteros.
E o nosso povo o que faz? Em troca de um pouco de gasolina para suas
motos ou seus automóveis, vai até esses políticos bater palmas para
eles.
Quando é que esse nosso povo vai se dar respeito?
Quando é que esse nosso povo vai se dar respeito?
Link desta matéria: http://antoniopantoja.blogspot.com.br/2013/01/viseu-rodovia-br-308-pode-ser.html
Leia mais a este respeito: O Pará vai fazer sua parte da Rodovia BR 308, como fica o lado Maranhense? http://maranauta.blogspot.com.br/2010/11/o-para-vai-fazer-sua-parte-da-rodovia.html
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