segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Der Spiegel: "A Rússia decreta o fim do velho mundo dominado pelos Estados Unidos da América"

El presidente ruso Vladímir Putin durante una entrevista / Reuters / RIA Novosti
Der Spiegel: "A Rússia decreta o fim do velho mundo dominado pelos EUA" - Publicado: 12 de outubro de 2015. 

A ordem do velho mundo, na qual os EUA desempenhou o papel de líder inconteste, chega ao fim devido às recentes ações da Rússia, que o Ocidente se gabava de ter isolado do mundo, diz a matéria do Der Spiegel.

As últimas medidas tomadas por Moscou na arena internacional marcou o início de uma nova era. A era de dominação do Ocidente ficou pra atrás, e os EUA não definem mais unilateralmente a ordem do mundo, escreve a revista "Der Spiegel".

"Durante meses, as potências ocidentais estão repetindo como um mantra que a Rússia tinha sido isolada internacionalmente, mas a política mundial não gira mais somente em torno da Europa e Washington, que perderam muito de sua influência. Cada vez mais países se recusam a tratar Moscou como o cara mau ", cita a publicação.

Em contrapartida, continua a revista, as novas potências emergentes como a Índia e a China têm laços estreitos com Moscou, até mesmo o ministro da Defesa da Arábia Saudita, um aliado dos EUA, viajou recentemente para a capital russa em duas ocasiões para chegar a acordos com o Kremlin, apesar de suas divergências sobre a Síria.

Segundo a referida publicação, as estruturas do século passado de segurança ficaram obsoletos, a política de reforçar a sua própria segurança ou esfera de influência à custa dos outros só levará à instabilidade internacional. 

O mundo precisa de um novo acordo sobre segurança e cooperação para assegurar a inviolabilidade das fronteiras e da não ingerência nos assuntos internos de outros Estados, ele conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário