domingo, 5 de junho de 2016

Eleições 2016 - Professor Julio Pinheiro se afasta das funções sindicais para candidatar-se a vereador em São Luís.

Foto - Professor Julio Pinheiro será candidato a Vereador de São Luís.

Texto de Marden Ramalho.  A partir desta sexta-feira (3), o professor Julio Pinheiro está licenciado da presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), pelo período de quatro meses. O sindicalista é pré-candidato a vereador de São Luís, nas eleições de 2016.

Foto - Professor Julio Pinheiro será candidato a Vereador de São Luís.


Julio se afasta temporariamente do cargo e assume, no período de sua licença, a vice-presidente, Benedita Costa. É a segunda vez que o professor Julio Pinheiro se afasta das funções sindicais para pleitear representatividade parlamentar. Em 2014, Julio foi candidato a deputado estadual (PC do B), tendo obtido mais de 14 mil votos.
Foto - Professor Julio Pinheiro será candidato a Vereador de São Luís.

“É um sacrifício pessoal para somar o nosso trabalho à educação pública e à defesa de direitos dos trabalhadores”, ressaltou Pinheiro.
Outros dirigentes do sindicato também pretendem participar das eleições deste ano, em vários municípios do Maranhão, como em Lago dos Rodrigues, Coroatá, Rosário, São Roberto, Barra do Corda, Pastos Bons, Santa Quitéria, Timbiras, Barreirinhas, Esperantinópolis, Imperatriz e Zé Doca (ver relação no anexo).
Foto - Professor Julio Pinheiro será candidato a Vereador de São Luís.
A entrega dos pedidos de licenças foi feita, oficialmente, em reunião da diretoria estadual, ocorrida na última terça-feira, 31 de maio.
Na reunião, além de tratar das pré-candidaturas, os dirigentes trataram sobre a conjuntura política no país e a continuidade da luta sindical, tanto na rede estadual como nas redes municipais. Na esfera estadual, parte da pauta foi atendida, mas os educadores estão ainda na expectativa pelo reajuste salarial do piso. O governo se comprometeu em apresentar uma proposta de pagamento até o final de junho deste ano.
Foto - Professor Julio Pinheiro será candidato a Vereador de São Luís.

Segundo Pinheiro, a campanha salarial seguirá sendo reforçada, priorizando o reajuste salarial e a ampliação da jornada. O dirigente confia na condução das negociações pela direção do SINPROESEMMA, lembrando dos avanços já obtidos. “Não tínhamos prazo para nada no primeiro encontro. No terceiro, o governo já havia definido o pagamento das progressões. Hoje, temos o prazo para uma proposta e também do início das ampliações. Consideramos grandes avanços”, pontuou.
Foto - Professor Julio Pinheiro será candidato a Vereador de São Luís.
Conjuntura política – Os diretores fizeram uma avaliação do panorama político, com o afastamento da presidente Dilma Rousseff e a posse do vice-presidente Michel Temer, após a abertura do processo de impeachment no Senado Federal, o que a maioria dos sindicatos brasileiros consideram um golpe de Estado. Para os educadores, a troca, que desrespeita a decisão das urnas, traz prejuízos às conquistas obtidas pelos trabalhadores em educação, nos últimos anos.
“Com Temer, por exemplo,a partir de 2017, poderemos não ter mais o reajuste do piso, que foi um medida implantada pelo governo Lula”, lembrou Pinheiro.
Foto - Professor Julio Pinheiro será candidato a Vereador de São Luís.

Somada à ameaça ao reajuste, os sindicalistas lembraram que Temer traz as políticas neoliberais que marcaram a década de 90, com medidas econômicas que atendem aos interesses do capital nacional e norte-americano.
Essa política, segundo Julio Pinheiro, está na contramão do perfil  adotado nos governos Lula-Dilma, que colocaram o Brasil como a sétima economia do mundo e a segunda maior da América Latina, além de ter tirado milhares de pessoas de um patamar miserável, abaixo da linha de pobreza..
“A pauta atual é o fim dos concursos públicos, a terceirização, principalmente na educação, a reforma previdenciária e a retirada de direitos. É um grande retrocesso que vamos combater”, destacou Pinheiro.
Relação dos dirigentes que pediram afastamento para pré-candidatura:
Agamenon Felix – Lago dos Rodrigues
Celso Soares – Coroatá
Carlos Hermes – Imperatriz
Elinaura de Jesus S. Cruz – Rosário
Francisco das Chagas Pereira – São Roberto
Jaile Antonio Lopes – Barra do Corda
Jair Brito – Pastos Bons
Jose Augusto Ribeiro – Santa Quitéria
José de Ribamar Soares Filho-  Timbiras
Leonildes Santos Chaves – Barreirinhas
Rosa Mires Rodrigues Sousa – Barreirinhas
Rosivaldo de Sousa – Esperantinopólis

Nenhum comentário:

Postar um comentário