sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Novembro Azul, mês da prevenção do Diabetes ou da Próstata?


câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata nos EUA, e o segundo que mais mata homens no Brasil, contando com 1.1 milhão de casos e 307 mil mortes anuais em todo o mundo (dados de 2012). Assim, não há dúvida quanto à importância de um dia e um mês de alerta sobre essa doença.
A questão trazida à tona, neste artigo, e que tem sido debatida há alguns anos, é a data escolhida para que essa campanha aconteça no Brasil, que coincide com o mês do “Dia Mundial do Diabetes”, dia este definido pela Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da Saúde como 14 de novembro, desde 1991
Além disso, a escolha da mesma cor, o azul, chama a atenção e preocupa devido à possibilidade de ofuscar o alerta para o diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais (em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes).
A cor azul é usada para ambas as campanhas no mundo, com a diferença de que o Mês Mundial do Câncer de Próstata e dos outros tipos de câncer que atingem os homens é setembro (“Blue September” ou Setembro Azul), e o Mês da Saúde Masculina é Junho.
No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da campanha “Novembro Azul” pelo Câncer de Próstata, a partir de 2008, de acordo com informação de seu próprio site, talvez não tenha se dado conta de que o mês de novembro já usava a cor azul pelo Diabetes desde 2007, com monumentos, pontos turísticos e eventos em azul por todo o mundo.
Mas, e o mês de setembro? O mesmo instituto decidiu dedicar ao coração, como o “Setembro Vermelho”; e o setembro azul ficou para a deficiência auditiva. Estrategicamente pensando, realmente deu muito certo, a maioria dos monumentos do país já estava iluminada em azul, graças aos esforços da SBD, da ADJ, da ANAD e de centenas de outras associações de diabetes. De uma hora para a outra, até os órgãos oficiais esqueceram-se do “Novembro Azul” pelo diabetes e o adotaram como mês de alerta para o câncer de próstata.
Mas, por que escolher novembro? Há também outra razão. Em diversos países, durante esse mês, acontece o “Movember”. Trata-se de um movimento de alerta para a Saúde Masculina (Câncer de Próstata, Câncer de Testículo, Saúde Mental e Sedentarismo) e tem como símbolo o bigode (não o círculo azul do diabetes, ou monumentos iluminados em azul). Portanto, diferente da campanha por conscientização sobre o diabetes, os apoiadores do “Movember” deixam bigode durante todo o mês de novembro e praticam atividades físicas diárias. O próprio autor do texto “Novembro Azul”, a respeito da campanha sobre o Câncer de Próstata, na Wikipédia, admite que “novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus”.
Muitos preferem dizer “OK, vamos unir forças”, mas será possível? Ao ver um monumento em azul, como há muitos anos as entidades de diabetes conseguem deixar o Cristo Redentor, o Maracanã, a Fonte do Parque do Ibirapuera e muitos outros, o que se pensa? E o que a mídia divulga? Seria para evidenciar o diabetes, o câncer de pâncreas, ou ambos? 
Então, proponho pensarmos a respeito. Quem sabe os Meses Mundiais no Brasil passem a coincidir com os do restante do mundo? E, aproveito para lembrar, que, em ambos os casos, seja novembro, setembro ou junho, o Dia Mundial do Diabetes e do Câncer de Próstata não são dias comemorativos, mas dias de alerta! No caso do Brasil, já são mais de 12 milhões de pessoas com diabetes, muitas sem diagnóstico e a maioria com controle inadequado, tendo que lidar com as graves consequências dessa situação.
Saiba mais sobre o Dia Mundial do Diabetes e todas as atividades que acontecerão durante o mês de novembro nos links abaixo.
World Diabetes Day (IDF): www.idf.org/wdd-index
Dia Mundial do Diabetes (SBD e SBEM): www.diamundialdodiabetes.org.br
Dr. Mark Barone. Doutor em Fisiologia Humana (ICB/USP)
Especialista em Educação em Diabetes (ADJ-IDF-SBD, UNIP e IDC)
Autor dos livros “Tenho diabetes tipo 1, e agora?” e “Diabetes: conheça mais e viva melhor” 
e do blog www.tenhodiabetestipo1eagora.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário